quinta-feira, 28 de maio de 2009

Combate ao racismo

UFSM realiza debate preparatório ao II ENUNE


DCE da UFSM realizou debate preparatório para o II Encontro Nacional de Estudantes Negros e Cotistas da União Nacional dos Estudantes (ENUNE), que reunirá jovens de diversas regiões do país durante os dias 05, 06, e 07 de junho na faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador.

Na foto, a liderança do movimento negro Jorge Marinho (à esquerda) e o coordenador geral do DCE Anderson Machado (à direita), debatem sobre os impactos da adoção das Políticas Afirmativas de reserva de vagas na Federal de Santa Maria.
Desde 2008, uma política de reserva de vagas no sistema de acesso a Universidade Federal de Santa Maria foi implementado. 20% de todas as vagas deveria ser reservada para estudantes de escola pública, 10% para afrodescendentes, 5% para pessoas com necessidades físicas especiais, e 5 vagas para indígenas. Boa parte das Universidades do país adotam alguma modalidade de reserva de vagas.
Para discutir os impactos que o primeiro anos de reserva de vagas - que foi uma conquista obtida com a luta do movimento estudantil e do movimento negro - estudantes e comunidade se reuniram no Auditório Sérgio Pires hoje (28/05), para avaliar essas políticas.
Vários desafios estão levantados nesse novo cenário da universidade, entre eles o do melhor equacionamento das cotas, que precisam servir para democratizar, e não restringir o acesso; o desafio da permanência, uma vez que um público mais pobre entrando na universidade precisa de um Programa de Assistência Estudantil ampliado, dentre tantos outros.
O debate foi preparatório para II Encontro Nacional de Estudantes Negros e Cotistas da União Nacional dos Estuidantes (ENUNE).
Para saber maiores informações sobre o ENUNE, clique aqui.
Para acessar o blog da Diretoria da UNE de combate ao racismo, clique aqui.