quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aniversário da UJS

Parabéns UJS!

Dia 22 de setembro de 2009. A União da Juventude Socialista completa seus primeiros 25 anos de história construídos pela bravura, o desapego e a esperança dos jovens que desejam e se empenham na conquista de um Brasil desenvolvido, justo e soberano. O blog Igor de Fato! parabeniza a maior entidade de juventude organizada no Brasil. Conheça mais sobre a UJS aqui.


















Acesse o sítio da UJS: www.ujs.org.br

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Estatuto da Juventude

Câmara dos deputados lança Comunidade E-democracia para incentivar debate sobre juventude


O blog Igor de Fato convida a galera da blogosfera, orkuteiros, twiteiros e internautas em geral para se envolverem numa discussão que interfere na vida de todo mundo: a implementação do Estatuto de Políticas Públicas para a Juventude. Basta de jovem ser visto só como problema, jovem precisa de oportunidade. Você concorda? Então participe da Comunidade E-democracia


Está aí o projeto de um estatuto que irá regulamentar a juventude e seus acessos.

É a nossa oportunidade de expor nossas necessidades, a Câmara dos Deputados quer que os jovens brasileiros participem do debate do Estatuto da Juventude. Para isso, abriu um espaço na internet. Você encontra tudo no portal e-democracia (www.edemocracia.gov.br) peço a vocês que entrem e informem seus amigos e outros jovens, além de autoridades, representantes de ONGs e todos aqueles que tiverem interesse em contribuir com o Projeto de Lei 4529/04. Com 86 artigos, o texto define os direitos básicos da população entre 15 e 29 anos e determina que família, comunidade, sociedade e poder público são responsáveis pelo cumprimento desses direitos.

O presidente da Comissão Especial do Estatuto da Juventude, deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), e a relatora da proposta, deputada federal Manuela D´Avila (PCdoB-RS), pretendem construir um projeto que leve em conta os debates do fórum da internet. Além das discussões virtuais, a Comissão Especial está realizando diversas reuniões presenciais nos estados, a fim de promover articulação com toda juventude. As discussões e os relatórios estatuais também poderão ser acompanhados pelo portal.

A expectativa é que, na próxima semana, o Relatório Preliminar do Estatuto da Juventude seja publicado no e-democracia. Dessa forma, será possível a apresentação de sugestões ao próprio texto e a construção coletiva de um texto que os dois deputados pretendem colocar em votação ainda este ano.

Temas centrais

Atualmente, as discussões estão concentradas em dois temas: Sistema Nacional de Juventude e Políticas Públicas para a Juventude. O assunto que tem estimulado maior debate entre os jovens é participação juvenil, seguido de educação, esporte e cultura. As sugestões vão desde a articulação entre jovens, políticos locais e membros de ONGs em escolas, inclusão no ensino educacional da cultura política e
acompanhamento da atuação dos políticos locais, até a institucionalização e fortalecimento do Sistema Nacional de Juventude.

Amigos/as, participem desta discussão pois espaços como este do e-democracia permitem aos/as cidadãos/ãs participarem a qualquer momento, de qualquer lugar, seja de casa, da biblioteca de sua escola ou universidade, telecentros e mesmo de lan houses.

Fonte:http://www2.camara.gov.br/camaraFaz/ultimas-noticias/comunidade-virtual-debate-estatuto-da-juventude
http://www.edemocracia.camara.gov.br/comunidades/estatutodajuventude/

Com informações de Leonardo Raphael Thomaz.


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Democratização da Comunicação

Jornal "Salve", da Nação Hip Hop Brasil/RS. chega a Santa Maria

Primeira edição do jornal bimensal da entidade, traz matéria sobre o 1º Encontro Estadual de Hip Hop. Ativistas do movimento se encarregam de fazer a distribuição gratuita de mil exemplares na cidade. A iniciativa é válida em tempos de organização da Conferência Nacional de Comunicação, a se realizar de 1º a 3 de dezembro em Brasília, que objetiva debater sobre a democratização da comunicação no país.


A primeira edição do jornal bimensal "Salve" aportou em Santa Maria. A edição de agosto/setembro traz matéria especial sobre o 1º Encontro Estadual de Hip Hop, que foi realizado em Porto ALegre em junho e que marcou a aprovação da Lei Estadual do Hip Hop.

O rapper MC Lula, do grupo Suspeito Nº1, está coordenando a distribuição do "Salve" na cidade. Ele ressalta a importância desse instrumento de comunicação do movimento, que na maioria das vezes é discriminado pelos grandes meios de comunicação. "Vamos mostrar para a sociedade que o Hip Hop tem voz", ressalta ele.

1ª Conferência Nacional de Comunicação

O movimento Nação Hip Hop do RS está de parabéns pela iniciativa do jornal, e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB) támbém, que apoiou a impressão.

A iniciativa tem que fomentar o debate da Conferência Nacional de Comunicação, (CONFECOM) a se realizar de 1º a 3 de dezembro em Brasília. Os movimento sociais precisam ter cada vez mais espaço para se comunicar, expressar suas ideias, seja por meio de jornais, tevê ou rádios, para que possamos viver numa sociedade plenamente democrática.

Saiba mais sobre a CONFECOM aqui.