sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Democratização da mídia

Liberdade de imprensa ou liberdade de empresa?


Jornal da UFRGS trata de maneira incompleta a questão da liberdade de imprensa, dando maior evidência a versão dos empresários da mídia de que liberdade de imprensa equivale a liberdade de empresa.


A matéria “Entre a regra e a censura”, publicada no Jornal da Universidade de outubro, tratou de maneira incompleta a discussão que envolve as empresas privadas de comunicação e vários governos democráticos e movimentos sociais da América Latina.

No texto existe prioritariamente um único argumento, que defende ser a liberdade da imprensa privada um critério de democracia. Essa é a visão das grandes empresas privadas de comunicação, entre elas o Clarín da Argentina, a Globo no Brasil e por aí vai. No entanto esse argumento tem sido questionado em toda a América Latina, e a matéria deu atenção secundária a essa outra visão.

A matéria evidencia a Sociedade Interamericana de Imprensa, um órgão dos patrões das empresas midiáticas, omitindo espaço para outras visões, como o Fórum Nacional de Democratização de Comunicação, no Brasil, e a própria Conferência Nacional de Comunicação, que ocorrerá no país em dezembro.

Se tivesse recorrido a essas fontes, citaria que para várias entidades da sociedade civil imprensa livre não é sinônimo de empresa privada. Segundo o sociólogo Emir Sader, por exemplo, “Imprensa centrada na empresa privada significa a subordinação do jornalismo a critérios de empresa – lucro, custo-benefício, etc., etc., a ser financiado por um dos agentes sociais mais importantes – as grandes empresas. O que faz com que a chamada imprensa 'livre' seja, ao contrário, uma imprensa caudatária dos setores mais ricos da sociedade, presa a seus interesses, de rabo preso com as elites dominantes”.

Desta forma, para esta visão, uma imprensa livre não pode ser controlada só pela lógica empresarial, mas deve ser pública, de propriedade social e não hegemonicamente privada. Esta é uma proposta que esta sendo discutida no processo de construção da Conferência Nacional de Comunicação, que pode encaminhar propostas no sentido do fortalecimento de uma imprensa realmente livre.

Como condição para a preservação da democracia própria de um veículo de imprensa não-privado, o Jornal da UFRGS precisa abrir espaço para a Conferencia de Comunicação, que contrapõe diretamente às ideias da Sociedade Interamericana de Imprensa. Permitir o contraditório é sem dúvida um critério de democracia que contribui para garantir ao leitor um panorama mais preciso da polêmica que está sendo travada pela sociedade.


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Diversidade Sexual

Porto Alegre realizou neste domingo, 25 de outubro, a 13ª Parada Livre

Milhares de pessoas comemoraram os 13 anos de Parada Livre, em Porto Alegre, que foi realizada no último domingo, 25 de outrubro, na Redenção. "São 40 anos de movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e nossas demandas continuam atuais. Há muita violência contra nós e pouquíssima política pública, o que nos deixa muito vulneráveis, por isso escolhemos este ano o tema "Direitos sim, violência não", sintetiza Marcelly Malta, coordenadora geral da ONG Igualdade.



Bandeiras do arco-íris, mais de 10 trios elétricos, artistas como Dandara Rangel, Laurita Leão e Glória Cristal, Djs como Udo Werner e Samuel Thomas animaram a festa e levaram milhares de pessoas para comemorar os 13 anos de Parada Livre, em Porto Alegre, que foi realizada no último domingo, 25 de outrubro na Redenção, onde ocorre todos os anos e, também, para marcar esta data, que é, acima de tudo, um dia de luta pelos Direitos Humanos de LGBT - lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Marcelly Malta, coordenadora geral da Igualdade, que é uma das organizadoras do evento, afirma "são 40 anos de movimento LGBT e nossas demandas continuam atuais. Há muita violência contra nós e pouquíssima política pública, o que nos deixa muito vulneráveis, por isso escolhemos este ano o tema "Direitos sim, violência não", sintetiza.

No ano passado, dados do movimento LGBT apontam que 190 homossexuais foram assassinados no país, o que representa mais de um a cada dois dias. O número registra um aumento de 55% em relação a 2007, quando foram notificados 122 homicídios de LGBT. Em 2008, os gays foram a maior parte das vítimas (64%), enquanto as travestis e transexuais representaram 32%, e as lésbicas, 4%.

Por isso que autoridades de peso que trabalham com Direitos Humanos participaram e entraram firme na luta contra a homofobia. O dr. Paulo Leivas, Procurador da República e a dra. Marcia Medeiros, Procuradora do Ministério Público do Trabalho; além de ativistas nacionais, tais como Toni Reis, presidente da ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bisexuais e Travestis e de Rafaelly Weist, da ANTRA - Articulação Nacional de Travestis e Transexuais, marcaram presença.

Neste ano mais uma vez os grupos LGBT gaúchos estão mostrando amadurecimento e união. A Coordenação Geral está sob a responsabilidade da Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, mas também compõem a comissão organizadora os grupos Nuances - Grupo Pela Livre Expressão Sexual; SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade; Liga Brasileira de Lésbicas da Região Sul e URSUL.

Nesta 13ª edição da Parada Livre o evento conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através das Secretarias de Saúde e de Direitos Humanos e Segurança Urbana; do Governo do Estado do RS e da RNP - Rede Nacional de Pessoas que Vivem com HIV/Aids.


Fonte: Portal Athos GLS http://www.athosgls.com.br

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Esporte e cidadania

Gol da Aliança!


O Aliança do Núcleo Central, time de futebol amador da 2ª Divisão do Campeonato Citadino de Santa Maria/RS, é uma realização da comunidade do Núcleo Central, vila do Bairro Nova Santa Marta em Santa Maria/RS, mostrando que o esporte é muito mais do que competição, é inclusão construtiva na sociedade.

Para uma comunidade de periferia como a comunidade da vila do Núcleo Central, formada por familias de trabalhadores e desempregados, a pratica do esporte é um desafio na busca do lazer. Graças a comunidade organizada, o Núcleo Central vai aos poucos construindo alternativas de prática esportiva. O futebol, como não podia deixar de ser no país da Copa, mobiliza a comunidade, que possui um time de futebol amador, o Aliança do Núcleo Central. Recentemente, por meio da Associação Comunitária, o time conseguiu fardamentos novos para disputar a 2ª Divisão do Campeonato Citadino de Santa Maria. O time, composto por moradores da vila, está indo bem, e conseguiu passar a segunda fase do campeonato. Mas para o presidente da Associação Comunitária, Cláudio Scherer, a competição é o menos importante.

“O futebol tem a função de mobilizar a comunidade para um lazer construtivo. Quando eu convido as pessoas para os jogos, penso que envolvendo elas pode tirar da tentação das drogas ou da criminalidade, que ataca principalmente os jovens. O futebol envolve todo mundo, mesmo quem não está jogando” explica Scherer, que fala das dificuldades e sonhos de sua gestão da Associação. “Tem sido muito difícil manter o time, não tem transporte, não tem campo pra jogar. No último jogo, o transporte dos jogadores nós fizemos com os carros de alguns moradores, inclusive eu, e muitos foram a pé, de bicicleta, de ônibus de linha. Precisamos de incentivo, de apoio para manter e ampliar o Aliança. Queremos montar uma escolinha de futebol para as crianças, e um time veterano, para o pessoal mais da minha idade também poder bater uma bolinha", sorri.

Cláudio Scherer ainda sonha com uma sede da Associação Comunitária. “Queremos construir a sede para ter um ponto de encontro da comunidade. O esporte vai ter um espaço cativo”.

Onde fica o Núcleo Central?

O Núcleo Central é uma das sete vilas do Bairro Nova Santa Marta, bairro da zona oeste de Santa Maria/RS que conta atualmente com aproximadamente 21 mil moradores. Área originada de uma ocupação urbana - simplesmente a maior oupação do Brasil - seus moradores muitas vezes são chamados preconceituosamente como “os sem-teto”. Recentemente beneficiada pelo PAC por projetos de infra-estrutura e saneamento básico como pavimentação de ruas, rede de esgotos, iluminação pública e etc, a realidade da Nova Santa Marta tem se modificado, graças a luta desse povo que desde o inicio dos anos 90 resiste e luta pela conquista de seus direitos.


terça-feira, 13 de outubro de 2009

UJS 25 anos

Juventude em festa, no aniversário dos 25 anos da UJS

Veja abaixo o vídeo produzido pela TV Vermelho a respeito da festa realizada em SP em comemoração aos 25 anos da União da Juventude Socialista. Desaque para as falas de Denílson Batista, Diretor Nacional da Frente LGBTT da UJS, e Lohren Beauty, primeira dirigente Drag Queen da entidade. Também estiveram presentes na festa o ministro das olimpíadas Orlando Silva e o deputado Aldo Rabelo, ambos ex-presidentes da UJS, além do rapper nacionalmente conhecido Rappin Hood.





sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pesquisa de opinião

Que tipo de pessoa é você?

O Blog Igor de Fato! está fazendo uma enquete pra saber que tipo de pessoas frequentam o blog. Leia a classificação listada abaixo e responda: que tipo de pessoa é você?

Existem dois tipos de pessoas: as que se adaptam e as que transformam.



As que se adaptam, olham para a fome, a corrupção,
a poluição e dizem: "é assim mesmo, não dá pra mudar".










Já as que transformam olham para esse mesmo quadro e dizem: "isso tem que mudar e isso pode mudar".







Você é que tipo de pessoa? Você se adapta ou transforma? Deixe um comentário abaixo respondendo essa pergunta.