quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eleições DCE UFRGS

Assufrgs esclarece sua posição frente às eleições do DCE Ufrgs

Devido a matéria publicada na Rádio Gaucha do dia 22 de novembro de 2010, na qual a entidade foi acusada de interferir politicamente nas eleições do Diretório Central dos Estrudantes da UFRGS, a AssufrgS vem a público esclarecer que não está apoiando nenhuma chapa que concorre a este pleito que está ocorrendo entre os dias 22 e 24 de novembro de 2010.

O posicionamento da entidade é pela autonomia dos estudantes de escolherem seus representantes num processo que ocorra com legitimidade, democracia e lisura. Em nenhum momento a diretoria da AssufrgS discutiu apoio a qualquer das chapas concorrentes.

Cabe informar que a coordenação do sindicato foi procurada por representantes da comissão eleitoral do DCE que informaram na reunião da diretoria do dia 17 de novembro de 2010 sua preocupação diante da possibilidade das eleições não ocorrerem. Diante dessa interlocução com a comissão eleitoral dos estudantes, a coordenação colocou-se a disposição para colaborar no sentido de que as eleições acontecessem normalmente, honrando sua histórica tradição de luta pela democracia. Em nenhum momento a coordenação dialogou formalmente ou informalmente com nenhuma chapa concorrente ao DCE. A única interlocução se deu com a comissão eleitoral.

Entendemos que não cabe a AssufrgS posicionar-se ou interferir numa decisão que compete aos estudantes. Nossa preocupação sempre será para que todas as eleições ocorram de forma legítima e democrática.

Assinado pelos coordenadores:
José Luís Rockenbach
Celso de Andrade Alves
Igor Corrêa Pereira
Joana de Oliveira
Maria Antonieta Cossio Xavier
Mauro José dos Anjos
Mozarte Simões da Costa

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra

Semana da consciência Negra AssufrgS: Roda de capeira, religiosidade e memoria afro-brasileira


No dia 22 de novembro a ASSUFRGS vai estar no pátio da FACED para chamara a atenção da UFRGS e da UFCSPA sobre a importância do combate ao racismo como uma condição para a conquista de uma sociedade justa e igualitária. Participe e ajude a construir a IV Marcha Estadual Zumbi dos Palmares que também ocorre neste dia, às 18h, no Largo Glênio Peres, em homenagem aos 100 anos da Revolta da Chibata.

PROGRAMAÇÃO


  • 14h Religiosidade de matriz africana: quimbanda e umbanda (Babalorixá Washington Luiz Azevedo da Rocha, Presidente da Associação Afro-Umbandista de Viamão);

  • 15h30min Oficina de capoeira: cultura e resistência (ONG África na Mente Capoeira de Angola);

  • 18h IV Marcha Estadual Zumbi dos Palmares: 100 anos de Revolta da Chibata (Concentração no Largo Glênio Peres e caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares).

    Participe com a gente a ajude a promover a cultura afro-brasileira.

Leia mais:
100 anos da Revolta da Chibata
Cotas: uma nova consciência acadêmica

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dilma e o funcionalismo público

Dilma Roussef: “Eu sou contra que se mantenham serviços terceirizados e precários na função pública”




A presidente eleita Dilma Roussef do PT, declarou no último debate entre os presidenciáveis promovido pela Rede Globo de Televisão no dia 30 de outubro que pretende valorizar o funcionalismo e que é contra as terceirizações. A fala foi na primeira pergunta do debate, feita por um eleitor escolhido da platéia, que questionou sobre o plano da candidata para os funcionários públicos. Na resposta, ela se refere a uma tradição brasileira de má remuneração do setor público e citou o piso nacional do magistério, e as políticas de valorização dos trabalhadores da segurança e da saúde. Ressaltou ainda “um compromisso muito forte com a questão da educação”, que passe pela valorização e formação continuada dos profissionais da área.


Terceirização

Na declaração de dois minutos de duração, o trecho mais enfático é em relação a terceirização, prática que a nova presidente se coloca veementemente contra. “Eu sou contra que se mantenham serviços terceirizados e precários na função pública, porque desestimula o funcionário. O funcionário é um ser humano e tem que ser tratado como tal, ele tem que ser incentivado, ele tem que ser valorizado, porque assim ele vai trabalhar melhor”.


Seminário Nacional sobre Terceirização

A Federação das Associações de Servidores das Universidades Brasileiras (FASUBRA) anunciou em sua última Plenária a realização ainda este ano de um Seminário Nacional sobre Terceirização. A ASSUFRGS têm constatado casos de irregularidades no que diz respeito aos funcionários terceirizados da UFRGS. Trata-se de aproveitar o momento em que a presidente eleita assume o compromisso contrário ás terceirizações para ampliara as pressões para o fim das terceirizações de funções públicas.

Leia abaixo a íntegra da declaração de Dilma Roussef sobre funcionalismo público no debate de Tevê Globo de 30 de outubro:

“De fato no Brasil há uma tradição de pagar mal ao funcionalismo público. Nós defendemos no governo Lula uma política de valorização dos professores. Por isso criamos o piso nacional do magistério, temos uma política de valorização também dos policiais e da área da saúde. Fizemos concursos e criamos planos de carreira. Eu no governo vou ter um compromisso muito forte com a questão da educação. Porque todo mundo fala em qualidade da educação, mas na hora de ver quem é que garante a qualidade, mas todo mundo esquece que quem garante a qualidade é o professor, e professor para garantir qualidade tem que ser bem pago, até para poder atrair as pessoas para aquela profissão, e tem de ter formação continuada. Eu sou contra que se mantenham serviços terceirizados e precários na função pública, porque desestimula o funcionário. O funcionário é um ser humano e tem que ser tratado como tal, ele tem que ser incentivado, ele tem que ser valorizado, porque assim ele vai trabalhar melhor. Isso nós tivemos uma experiência muito boa em várias áreas. Na área por exemplo de educação, nós fizemos com os professores afetos ao governo federal, os professores das nossas universidades e das escolas técnicas. Fizemos também com os profissionais da polícia federal, tanto os agentes como os delegados, e fizemos também na saúde na área da previdência, porque na previdência você precisa ter médico que faça perícia sendo valorizado, por isso a sua pergunta é muito correta”.

Fonte: Blog Igor de Fato, com informações do blog www.conversaafiada.com.br