quarta-feira, 11 de maio de 2011

Governo Dilma anuncia investimento na formação dos trabalhadores e estudantes

"Com qualificação e formação do trabalhador, faremos um país mais rico, digno e sem pobreza"

O Blog Igor de Fato exibe a transcrição do Programa Café com a Presidenta (09/05/2011), onde Dilma Rousseff anuncia o PRONATEC, que pretende ampliar as vagas e o acesso de estudantes e trabalhadores a cursos técnicos. Segundo os dados divulgados, a meta é capacitar 8 milhões de pessoas até 2014. A presidenta Dilma Rousseff também destacou a importância da formação dos estudantes brasileiros no exterior. Hoje 5 mil alunos estudam fora do país através de bolsas concedidas pelo governo.

Transcrição

Apresentador: Olá, eu sou o Luciano Seixas e estamos aqui para mais um Café com a Presidenta, o nosso encontro semanal com a presidenta Dilma Rousseff. Bom dia, presidenta!

Presidenta: Bom dia, Luciano! Bom dia a todos que estão acompanhando o nosso bate-papo.

Apresentador: Presidenta, hoje nós queremos falar com a senhora sobre algo que interessa aos trabalhadores e, também, aos jovens estudantes. O governo mandou ao Congresso o projeto que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). A senhora pode explicar como é esse programa?

Presidenta: Claro, Luciano! Olha, nós criamos o Pronatec para qualificar o trabalhador de hoje e o do futuro. Nós queremos, Luciano, capacitar, até 2014, 8 milhões de estudantes e trabalhadores. Para quem já está no mercado de trabalho, vamos oferecer cursos de formação e qualificação profissional. E para o estudante do ensino médio, vamos oferecer formação profissionalizante. É assim: a moça ou o rapaz que quiser aprender uma profissão vai ter direito a uma bolsa de estudos; vai fazer o ensino médio num turno e o curso profissionalizante no outro turno. E, olha, o Pronatec também vai oferecer oportunidades para os beneficiários do Bolsa Família, para que eles possam ter uma profissão e um bom emprego.

Apresentador: Presidenta, para profissionalizar todas essas pessoas o governo vai ter que abrir muitas escolas, não é?

Presidenta: Ah, vai sim! Para você ter uma ideia, este ano já estamos construindo 81 novas escolas técnicas. E, até 2014, vamos construir mais 200 novas escolas técnicas. Junto com as que já existem, vamos chegar a uma rede de 555 escolas técnicas federais em todo o Brasil. E vamos fazer mais em parceria com os estados.

Apresentador: Que tipo de curso vai ser oferecido, presidenta?

Presidenta: São cursos nas mais variadas áreas. Você sabe que hoje em dia, por mais simples que seja o trabalho, é necessário ter alguma especialização. Muita gente, Luciano, aprendeu na prática, mas isso agora já não basta. Vou dar um exemplo: o pedreiro, antes, só precisava saber colocar o cimento e o tijolo; hoje, para ser um bom pedreiro, ele precisa conhecer os novos materiais e as novas tecnologias usadas na construção civil. Esta, por sinal, vai ser uma área importante no Pronatec, sabe, Luciano? Vamos investir muito na formação dos trabalhadores da construção civil, mas vamos criar cursos para todos os ramos: hotelaria, culinária, cabeleireiro, informática e outros setores fortes na nossa economia, que hoje estão demandando trabalhadores.

Apresentador: Como as instituições de ensino do chamado Sistema S – Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop – vão entrar nessa rede?

Presidenta: Olha, elas já são nossas parceiras neste desafio. Vamos readequar o Sistema S e ampliar a estrutura que já existe, com recursos do BNDES. Vamos aumentar o número de escolas e de vagas gratuitas para a população de baixa renda. Luciano, estamos dando um passo à frente num acordo feito em 2008, ainda na época do governo Lula, quando ficou acertado o aumento das vagas gratuitas em cursos do Sistema S.

Apresentador: E quem não conseguir uma vaga de graça e também não tiver dinheiro para pagar, como é que faz?

Presidenta: Para isso, nós vamos ampliar o Financiamento Estudantil (Fies), que já existe para o ensino superior, e agora vamos ampliá-lo para o ensino técnico. Quem quiser fazer um curso técnico em escola do Sistema S ou escolas particulares também vai poder pegar empréstimo para pagar o curso, em condições muito facilitadas. E vai ter outra novidade: o Fies Empresa. O que é o Fies Empresa, Luciano? É um tipo de empréstimo que vai ser dado às empresas para que elas promovam a formação profissional de seus empregados.

Apresentador: Presidenta, a senhora também tem falado muito em oferecer bolsas para quem quiser estudar no exterior, por quê?

Presidenta: Aí é o seguinte: não existe um só país avançado na área de ciência, na área de tecnologia que não tenha enviado seus jovens para estudar no exterior. É por isso que estamos criando um programa de apoio ao ensino no exterior. Hoje, temos 5 mil estudantes brasileiros que estudam no exterior, com bolsas custeadas pelo governo. A maior parte deles está na França, Alemanha e nos Estados Unidos. Queremos avançar e vamos avançar muito, Luciano, porque o nosso objetivo é conceder 75 mil bolsas, só o governo, até 2014. É um desafio grande, mas podemos alcança-lo. Tenho certeza que com esses dois programas, o Pronatec e as bolsas no exterior, vamos dar um salto no desenvolvimento desse país. Se hoje somos a sétima economia do mundo, devemos, em grande medida, ao suor e a força de quem faz o país crescer. Mas temos que lembrar que o Brasil precisa de mão de obra qualificada para prosseguir nesse novo ciclo do seu desenvolvimento. Com qualificação e formação do trabalhador, faremos um país mais rico, digno e sem pobreza.

Apresentador: A gente fica por aqui. Obrigado, presidenta, e até a próxima semana.

Presidenta: Obrigada a você, Luciano. E tchau para todos os nossos ouvintes!

Apresentador: Você pode acessar este programa na internet, o endereço é o www.cafe.ebc.com.br. Voltamos segunda-feira, até lá!

Fonte: Programa Café com a Presidenta elaborado pela Radiobras

segunda-feira, 2 de maio de 2011

1º de maio de conquistas da CTB/RS

Um 1º de maio de conquistas para a juventude gaúcha e brasileira

Estudante secundarista exibe cartaz no ato de aprovação da extensão da UFRGS para a Serra Gáucha: educação, trabalho e cultura são as lutas da juventude

Ontem participei do 1º maio que unificou centrais no Parcão de Canoas, na comemoração do 1º de maio, dia Internacional do(a) Trabalhador(a), onde a Juventude da CTB/RS deu um show de criatividade criando o Funk da CTB. No sábado, conversei com o metalúrgico e dirigente estadual da União da Juventude Socialista Max Mota Rodrigues, que trouxe boas novas da Serra Gaúcha: a aprovação de um convênio para a criação de uma extensão da UFRGS na região de Caxias do Sul. Do blog Coletivizando, do coordenador nacional de juventude da CTB Paulo Vinicius, sou informado que quinta-feira da semana passada a presidenta Dilma anunciou um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. Todas essas boas novas revelam o acerto da análise e trajetória da Juventude da CTB/RS e demonstram a necessidade de ampliar a organbização em torno do Coletivo de Juventude da CTB.

1º de maio com Funk da CTB em Canoas

As comemorações do 1º de maio promovidas pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) ocorreram em Caxias, Canoas e Alegrete. Em Canoas, o diferencial foi o Funk da CTB, executado pelo diretor estadual de Jovens Trabalhadores da UJS Igor Corrêa Pereira com o grupo de pagode Ki Presença de São Leopoldo. O Funk será exibido no Programa Saber Mais do Sindicato dos Empregados em Escritórios e Empresas Contábeis do Rio Grande do Sul (SINDESC RS), que vai ao ar todas as terças-feiras às 20 horas, e reprises aos domingos as 09:00h e quintas-feiras à 10:30, no POATV, canal 06 da NET, que pode ser assistido também pela Internet no endereço www.poatv.org . O objetivo do Funk é o de aproximar a juventude dos sindicatos. A CTB ainda organizou uma panfletagem com o lema Não fique só na torcida: vista a camiseta das mudanças e participe da CTB, para apresentar a entidade dos trabalhadortes em especial a juventude.

Aprovação da extensão da UFRGS em Caxias com atuação massiva da Juventude
A Câmara dos Vereadores de Caxias ficou pequena na última quinta (28/04), onde o deputado e dirigente da CTB Assis Melo (PCdoB/RS) celebrou Convênio da UFRGS com a Serra Gaúcha para a criação de uma extensão universitária que beneficie os estudantes da Região de Caxias. O metalúrgico e dirigente da UJS Max Mota Rodrigues atuou na mobilização dos estudantes secundaristas de Caxias para o evento histórico. "Nas salas de aula, nós falávamos principalmente com os filhos dos peões, que são os que mais precisam de ensino superior gratuito", conta Max, que relata com emoção a energia da juventude nesse dia. "Cantamos o hino do Rio Grande do Sul e gritávamos UJS. Teve uma hora que tive que sair do local para chorar", revela. O evento marca o apelo que a educação tem para que o jovem se insira com amais qualidade no mercado de trabalho e a importância que a juventude da serra, uma região industrial, dá para aeducação superior gratuita, ainda mais por não ter alcançado ainda esse direito. Saiba maiores detalhes sobre esse dia clicando aqui.

Dilma lança PRONATEC
A presidenta Dilma lançou na última quinta (28/04) o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A CTB/RS já havia destacado a importância da criação de um incentivo aoo acesso às escolas técnicas. É preciso avaliar com mais detalhamento a proposta de Dilma, mas sem dúvida o problema do insuficiente acesso a capacitação profissional precisa ser solucionado. Para ver o vídeo do lançamento da proposta, clique aqui.

A importância de aumentar a mobilização da juventude em torno da luta por educação, trabalho e cultura
Os últimos acontecimentos revelam a importância que a educação, o trabalho e a cultura têm para a juventude, e a necessidade de ampliar a mobilização em torno da ampliação do acesso a educação superior pública, do acesso a capacitação profissional. O 1º de maio com a presença do funk, do samba, do pagode e do nativismo, demonstrou a necessidade de aliar intervenções artisticas na nossa forma de atuação. É preciso propagandear a CTB como instrumento de organização da juventude que trabalha, e isso se faz por meio da aproximação da linguagem da juventude com o movimento sinidical. O ano é de muita mobilização, pois é ano de Conferência Nacional de Juventude. Precisamos ampliar a mobilização da juventude em torno do processo de Conferencia, seja ela estudante, trabalhadora, artista, esportista. E o caminho está dado: a gente unifica a juventude na luta por uma sociedade em que o filho do trabalhador e o próprio trabalhador possa virar doutor, e possa ser livre para cantar, dançar e ser feliz.