terça-feira, 25 de outubro de 2011

A fortaleza vermelha resiste aos agressores

PCdoB resistirá aos ataques

Fundado em 1922, o PC do Brasil é a sigla mais antiga do país. Sua história está intimamente ligada com as lutas do povo brasileiro das últimas oito décadas. Viveu 60 anos na ilegalidade, sendo duramente perseguido. Atualmente, vive um de seus maiores períodos de legalidade, alcançando postos importantes como o Ministério dos Esportes. Em 2012, disputará as prefeituras de importantes capitais com chances reais de vitória. O franco crescimento vivido pelo Partido parece incomodar interesses poderosos defendidos pelo maior partido da direita: o Partido da Imprensa Golpista, (PIG), formado pelos mega-veículos de comunicação empresariais. 

Nas últimas semanas, o PCdoB vem sendo alvo de uma série de denúncias amplamente divulgadas pela imprensa em tom de sumária condenação. Uma das principais figuras públicas do Partido, o ministro Orlando Silva, vem sendo execrado publicamente. A acusação mais grave que pesa sobre ele é a de que teria recebido propina na garagem do Ministério para favorecer uma ONG numa licitação. Seu acusador, o policial militar João Dias, até agora não apresentou nenhuma prova das acusações às autoridades competentes. As gravações que apresentou à Polícia Federal, que registram conversas suas com assessores do Ministério dos Esportes, não registram uma palavra de Orlando. Ao mesmo tempo, o ministro coloca sua vida inteira a disposição da investigação, abrindo seu sigilo bancário, telefônico e de correspondências. Ontem, a presidenta Dilma telefonou a Orlando e anunciou que os fatos levam a crer que Orlando Silva é, neste momento, muito mais vítima do que suspeito de uma situação.

O sociólogo comunista Paulo Vinícius já alertou em seu blog: "A memória histórica aponta o caminho e os perigos". O intelectual militante lembra que o denuncismo vivido hoje contra Orlando repete o clima de acusações que alvejou Getúlio Vargas, Juscelino, João Goulart, e mais recentemente, Lula. A direita repete há décadas a mesma tática. Quando o povo desperta e escolhe projetos políticos mais progressistas, a direita apela para o denuncismo vazio e tenta semear o descrédito na política.

Somos apaixonados pelo Brasil e pelo povo brasileiro e temos convicção que é na arena política que deve ser travada a luta a favor dos trabalhadores, da juventude, das mulheres e homens que reivindicam e sonham com melhores dias.Resistiremos a mais esse ataque!

Leia mais: 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Por que João Dias não vai a Polícia Federal?

Orlando Silva defende-se com veemência na Câmara e irá ao Senado. O acusador esconde-se com a oposição

O depoimento firme e veemente de Orlando Silva ontem (18/10) arrancou elogios mesmo da oposição. Enquanto isso, o denunciante do Ministro dos Esportes, o policial militar João Dias, estranhamente não apresenta as supostas provas a Polícia Federal e reúne-se com os partidos da oposição, reforçando a tese da leviandade da acusação. Nesse caso, que mais parece um espetáculo circense insuflado pela mídia patronal, Dilma resvala e dá "bola fora". Anuncia a retirada de poderes do Ministro dos Esportes em relação a Copa do Mundo e concede com isso à irresponsabilidade golpista de seus opositores. 

Parabenizo a vigorosa defesa do Ministro de Esportes Orlando Silva ontem (18/10) na audiência pública na Câmara dos Deputados. Em três horas de reunião, o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes foi sabatinado por vários congressistas e respondeu a todos com tranquilidade e consistência, sendo elogiado mesmo por líderes da oposição, como o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). Hoje (19/10), Orlando irá ao Senado. Enquanto isso, João Dias, que denunciou o Ministro em entrevista a Revista Veja, até agora não formalizou denúncia na Polícia Federal ou no Ministério Público, que são os órgãos que conduzem as investigações dessa natureza. Ao invés de apresentar as provas que alega ter na Polícia Federal ou Ministério Público, ele quer participar de audiências públicas na Câmara, segundo o que propõem os partidos da oposição depois de reunirem-se com João Dias. Por quê? Sua atitude revela que está muito mais preocupado com os holofotes da mídia do que com uma denúncia séria. A pergunta que se faz é inevitável: a quem interessa a atitude irresponsável desse farsante?

Interesses poderosos de controle da Copa do Mundo 2014

O controle da Copa do Mundo está em disputa e interessa a muita gente poderosa ver Orlando Silva fora da jogada. Aliás, essa história não é de hoje. O mesmo surdo complô que derrubou Getúlio e João Goulart, o mesmo surdo complô que armou o circo do mensalão, é o mesmo que se reaglutina contra Orlando. Os beneficiados são sempre os mesmos grupos poderosos, que querem domínio sobre o rico filão da Copa do Mundo de 2014, que não viria para o Brasil sem a incansável atuação de Orlando Silva. Dilma Roussef parece esquecer disso tudo e prefere "perder os anéis para não perder os dedos". Anunciou a retirada de poder do Ministério dos Esportes sobre a Copa do Mundo. Com isso, concede aos seus opositores. Até quando Dilma resistirá entregando seus aliados à sanha da oposição? Até quando presidenta, você preferirá fazer o jogo dos poderosos, ajoelhando-se diante de qualquer gritaria golpista?

domingo, 16 de outubro de 2011

Confronto na Cidade Baixa de Porto Alegre

Polícia abrirá inquérito para investigar acusado de nazismo

Na foto, um dos detidos em briga na Cidade Baixa em agosto deste ano mostra tatuagens com símbolos neonazistas em alusão a livro de Hitler. Fonte: Zero Hora
O episódio é a segunda aparição de grupos neonazistas no Bairro Cidade Baixa em Porto Alegre/RS em menos de dois meses. Como resultado deste confronto de um grupo neonazista frequentador do Bells Bar com os participantes da atividade cultural 3º Caracol Libertário, Renan Lehn Gress será investigado pela polícia pelo crime de apologia ao nazismo e discriminação racial e sexual. 

Uma briga generalizada na Rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, deixou ao menos dois feridos na madrugada deste domingo (16/10/2011). Conforme Brigada Militar skinheads estariam envolvidos.  Foi esfaqueado Vladimir Radamés Inanovich Chiaradia Skuratowski, que está internado no Hospital de Pronto-Socorro (HPS), e Renan Lehn Gress, que teve ferimentos leves.

 1ª DP deverá abrir Inquérito para investigar crime de nazismo

Renan está sendo acusado de apologia ao nazismo, racismo e homofobia. O jovem foi acusado em Boletim de Ocorrência registrado no Palácio da Polícia Civil às 05h da manhã do dia 16/10. A acusação é de que  após a chegada da polícia no local, o referido jovem fazia gestos de caráter nazista, como a saudação  nazista HEIN HITLER e limpava o sangue e mostrava para as pessoas que estava afrontando dizendo de que se tratava de sangue puro, sangue superior, ao mesmo tempo em que batia no peito e xingava homossexuais e negros que estavam no local. O delegado Paulo César Jardim, da 1ª DP responsável pelo combate crimes de intolerância e segregação, receberá a denúncia e deverá abrir Inquérito contra o acusado.

Há suspeitas de que o jovem faça parte de uma organização nazista que se reúne no estabelecimento de nome BELLS BAR, que se situa na José do Patrocínio, e de que essa mesma organização tenha combinado via internet de se encontrar no mesmo bar com o objetivo de afrontar os participantes da atividade cultural 3º Caracol Libertário, que estava acontecendo no Largo Zumbi dos Palmares. Esta briga é o segundo episódio de violência envolvendo grupos neonazistas na Cidade Baixa em menos de dois meses. No início do mês de agosto, uma briga de bar envolvendo neonazistas, punks e skinheads terminou com ao menos oito feridos em Porto Alegre (RS). A confusão começou por volta das 7h deste sábado no Terraço Garibaldi, localizado na avenida Venâncio Aires, bairro Cidade Baixa.

O blog Igor de Fato apela veementemente a sociedade, aos organismos de imprensa e poder público para que ajudem a investigar essas suspeitas no sentido de coibir o racismo e a violência e contribuir para a promoção da paz em Porto Alegre.

Texto de Igor Corrêa Pereira com informações da Rádio Guaíba e Zero Hora.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Greve dos técnicos das Universidades

Chapa 3 do Sindtest: "Não fomos derrotados pelo Governo, mas sim, por integrantes dentro do nosso proprio movimento de greve"


Chapa 3 do SIndicatos dos técnicos da Universidade Federal do Paraná faz análise da greve aonde questiona os erros do movimento grevista e questiona: se as o governo assinou acordo com a ANDES-SN, com as doze categorias da CONDSEF e com os servidores da Ciência e Tecnologia, no dia 30/08/11, não teria esse mesmo governo assinado acordo conosco?

Reajuste R$ 0,00! Entenda por quê isso ocorreu!


Olá, Companheiros(as)!
        Quando fui eleito delegado em assembléia realizada no dia 13 de setembro de 2011, me comprometi com a categoria de ir a Brasília, participar do Comando Nacional de Greve (CNG), e buscar toda a verdade que lá encontrasse, pois tenho a compreensão de que toda a categoria tem o direito de conhecer a VERDADE que lhe foi ESCONDIDA.
        Ocorre que nestes 112 dias de greve, sempre estive presente nas assembléias e mesmo sobre vaias vinha alertando a categoria de que a mesma estava sendo USADA e ENGANDA pelos que defendiam a greve, pois estavam usando a greve como palco eleitoral, visando à eleição da FASUBRA e do SINDITEST, pouco se importando com as reivindicações da categoria. Quer dizer: quanto mais demorasse a greve, mais eles poderiam aparecer com seus discursos inflamados e se preparando para a eleição, tanto que a direção atual do SINDITEST rachou, e estão concorrendo com duas chapas nesta eleição a de Nº 1 encabeçada pelo NÉRIS e a de Nº 2 encabeçada pela CARLA.
Tenho a certeza que os Servidores da UFPR e UTFPR, já se perguntaram por que não obtivemos nenhum ganho financeiro nesta greve? E continuavam sem resposta, pois eles resolveram contar uma verdade pela metade, e com isso enganaram toda a categoria.
        Mas agora conforme compromisso firmado com a categoria, estou trazendo à outra metade da verdade que eles esconderam da categoria, levando a nossa categoria a esta derrota vergonhosa nesta greve! Derrota, esta, que não nos foi aplicada pelo Governo como em outras greves, mas sim, por próprios companheiros dentro do próprio movimento de greve.
        Estava esperando o dia 6/10 para fazer a divulgação destas informações a categoria em assembléia que estava marcada para esta data no 7º andar do anexo B do HC. Mas infelizmente nem o presidente nem o vice do sindicato compareceram para realizar a assembléia, então tomei a liberdade de fazer este informe e encaminhar a todos para conhecimento, conforme prometido.
Então vamos à verdade nua e crua como prometi:
1º – MOMENTO

  1. A FASUBRA tinha uma mesa de negociação agendada para o dia 07/06/2011, em que o Governo iria apresentar sua proposta, porém a FASUBRA enviou ao Governo documento informando o inicio da greve para o dia 06/06 (documento). Diante do recebimento deste documento, a reunião do dia 07/06 foi cancelada pois no entendimento do Governo houve o rompimento das negociações (documento). Tudo porque estes 2 grupos defenderam em assembléia a entrada em greve para o dia 06/06/2011 um dia antes da entrega da proposta.
  2. Por causa de não esperar 01 (um) dia, deixaram de pegar a proposta do Governo, pois como eu vinha denunciando em assembléia, estavam pensando somente nas eleições da FASUBRA e do SINDITEST, e não na categoria, sendo assim não quiseram negociar.
2º – MOMENTO a) O CNG – Comando Nacional de Greve, recebeu do Governo um documento para uma negociação com datas pré agendadas (documento).
b) O CNG – Comando Nacional de Greve aprovou por 52 votos a favor e 47 contra, a suspensão da greve como estratégia para a negociação (documento)
c) Em assembléia estes 2 (dois) grupos afirmavam que o documento era falso mentindo e enganando a quase todos os presentes, que votaram pela manutenção da greve, Abrindo assim pela 2ª vez, mão da negociação. (gravação da assembléia do dia 07/07).
d) Em Santa Maria – RS, a direção do Sindicato questionou a FASUBRA sobre a autenticidade do documento já que tambem na sua assembléia ouve a denuncia da falsificação de documento, e solicitou a FASUBRA explicações (documento).
e) A FASUBRA cobrou do Governo resposta relacionada a denuncia, e a resposta do Governo confirmava a autenticidade do documento (documento) que foi enviando ao CNG para avaliação.
f) Em assembléia estes 2 (dois) grupos estufavam o peito e afirmavam que com maioria no CNG, eles dominavam a situação, tanto é verdade que PROIBIRAM o envio deste documento as bases, pois tinham clareza que a categoria ao tomar conhecimento suspenderia a greve para negociar. Retiveram o documento, e pela 3ª vez por falta de conhecimento deste documento confirmando a autenticidade a categoria deixou de negociar.
3º – MOMENTO
  1. o dia 31 de agosto, como sendo o ultimo dia para negociar reajuste para o ano de 2012.
  2. Eu defendi em assembléia que esta data era sim o prazo limite, e fui vaiado ao extremo.
  3. Eles defendiam que era mentira minha, e que os governistas traidores estavam se utilizando daquela data para acabar com a greve, e afirmavam que emenda parlamentares poderiam ser apresentadas até o dia 15 de outubro (o que era mais uma mentira destes grupos).
  4. Diante da confusão armada, o CNG, cobrou da assessoria Jurídica da FASUBRA, um parecer sobre o dia 31 de agosto, o que foi realizado e enviado ao CNG (documento). O parecer era explicito: dia 31/08/2011 era a última data para negociar (documento).
  5. O CNG que era composto por maioria destes 2 (dois) grupos, que, ao avaliarem o documento, mais uma vez retiveram este documento e proibiram o seu envio as bases, pois tinham a certeza que se a categoria tivesse conhecimento deste documento, suspenderiam a greve para negociar. Pela 4ª vez, por não ter conhecimento deste documento, a categoria foi IMPEDIDA de negociar.
4º – MOMENTO
  1. o CNG, autoriza as Centrais Sindicais CUT e CTB, a negociar com o Governo a retomada da negociação (documento). Detalhe: o delegado que mais chamava as Centrais de TRAIDORAS em nossas assembléias estava no CNG e aprovou esta ação das centrais, e foi justamente o que foi encaminhado e estava ocorrendo.
  2. A reunião foi marcada e estava acontecendo na casa da FASUBRA, quando várias pessoas integrantes destes 2 (dois) grupos invadiram a casa e acabaram com a reunião de negociação.
A pergunta que fica na cabeça dos servidores é: se as o governo assinou acordo com a ANDES-SN, com as doze categorias da CONDSEF e com os servidores da Ciência e Tecnologia, no dia 30/08/11, não teria esse mesmo governo assinado acordo conosco?
Portanto, estes são os fatos verdadeiros que ocorreram nesta greve, não fomos derrotado pelo Governo, mas sim, por integrantes dentro do nosso proprio movimento de greve. Queriam, e usaram, esta greve como palco de suas aspirações pessoais, FERRANDO com toda a nossa categoria.
Para eles refletirem:
“conhecer os fatores desta Greve é suficiente, sem vendas nem rodeios; porque quem deixa de lado, por vontade ou esquecimento, uma parte da verdade, cai mais adiante pela verdade que lhe faltou, que cresce na negligência e derruba o que se levanta sem ela”.
Assim honro aqui meu compromisso de buscar e trazer a verdade.


 Assinado por Paraná, da Chapa 3 das eleições do SINDTEST

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Estatuto da Juventude aprovado na Câmara

Lei prevê compatibilização entre horários de trabalho e estudo

Estatuto traz direitos a jovens de 15 a 29 anos e vai à votação no Senado.
Após sete anos, a Câmara aprovou, nessa quarta-feira (5), em votação simbólica, o Estatuto da Juventude. A lei, redigida pela deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB/RS), institucionaliza direitos polêmicos, como o desconto de 50% e em eventos culturais e transporte, amplia conquistas sociais, como a universalização do ensino médio gratuito, e cria o Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve), destinado a organizar as políticas públicas para os 48 milhões de brasileiros que têm entre 15 e 29 idade. Esta aprovação é um marco que se iguala a conquistas como a aprovação do voto aos 16 anos e a Campanha "O Petróleo é Nosso", e dentre outros direitos, aprova a reivindicação da juventude trabalhadora de compatibilização entre horários de trabalho e estudo.

Do Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda

Dentre os direitos da juventude aprovados no Estatuto, incluiu-se os direitos da juventude à profissionalização, ao trabalho e a renda. A Seção IV do Capítulo II do Estatuto contempla uma reiuvindicação central dos jovens trabalhadores, que é a compatibilização entre os horários de trabalho e estudo. Já foi dito muitas vezes que uma das principais dificuldades dos jovens é conseguir conciliar o trabalho com o estudo. Com a aprovação do Estatuto, criam-se condições para a conquista da flexibilização da jornada de trabalho do trabalhador estudante. 

Leia mais

domingo, 2 de outubro de 2011

Imperatriz Dona Leopoldina 2012

Escola apresenta apresenta samba: 75 anos de cara pintada de Brasil, UNE somos nós, nosso samba, nossa voz

Confira em primeira mão no blog Igor de Fato a letra e a melodia do samba enredo da Imperatriz Dona Leopoldina de Porto Alegre/RS, que neste ano homenageia a União Nacional dos Estudantes. Agradecemos a contribuição de Maria Carolina Bittencourt, que compartilhou o link via redes sociais, e a Alice Schreiner Mendes, da Baticumbum Vídeos, autora da filmagem.


75 ANOS DE CARA PINTADA DE BRASIL

“UNE somos nós, nosso Samba, nossa Voz!”
Autores: Emerson Dias, Mingau e Andy Lee



Minha coroa faz você tremer
Meu pavilhão é que me faz chorar
No samba, hoje a UNE somos nós
Comunidade Imperatriz é nossa voz

Avante, a nossa marcha começou
Coragem é a vanguarda juvenil
Em tempos de mexer balangandãs
Buscavam esperança pro Brasil
Na fé vão quebrando barreiras
A “PAZ” era a sua bandeira
Rebelde sim, de coração
O que é nosso ninguém tira, vale ouro
Legalidade, liberdade de expressão

Do Mané pro Pelé a galera gritou.. É gol, é gol!
Um estilo dançante tão lindo surgiu
Dos anos dourados, a lembrança ficou
A força da União Estudantil

Tormenta, repressão, tirania... o povo não agüenta
Do lado mais fraco a corda arrebenta
Um clamor pelas ruas se fez ecoar
Caminhando, cantando, seguindo a canção
Somos todos iguais, armados ou não
Quero seguir... é proibido proibir
De cara pintada meu anseio é maior
E mostro a cara pro futuro ser melhor
O tempo não pára, o sol vai nascer
Sou um guerreiro LEOPOLDINA até morrer