tag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post4015018739806676060..comments2023-07-03T16:08:15.666-04:00Comments on Igor de Fato: O que é racismo?Unknownnoreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-64768593234150786522009-02-19T08:24:00.000-04:002009-02-19T08:24:00.000-04:00Definindo RacismoO texto pergunta: O que é racismo...Definindo Racismo<BR/><BR/>O texto pergunta: O que é racismo? O texto entretanto em momento nenhum responde a esta pergunta. <BR/>Dentre muitas definições, dentre as quais muitas tratam de superioridade e inferioridade, fico com esta: <BR/>"Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais." <BR/>Ou seja, racismo é a ilusão da distinção através destes traços físicos superficiais, tornando-os caracteristicas distintivas culturais. ) racismo é reforçado por grupos que pregam a superioridade branca como o é por grupos culturais de afrodecendencia. <BR/>Lutar contra o racismo pressupõe tanto a negação da apologia nazista e eurocentrista como também da apologia da negritude afrodecendente. As manifestações culturais, sociais, e a convivencia humana precisam se livrar destas amarras. A união dos oprimidos sim é anti-racista, e é unidos que alcançaremos a meta de educação de qualidade para todos. Só interessa aos nossos inimigos declarados e aos hipócritas social-democratas a divisão no seio da classe trabalhadora. Eu quero mais é que o movimento negro, o PT e companhia se fodam.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-82236390319899036382009-02-19T08:23:00.000-04:002009-02-19T08:23:00.000-04:00Tenho um exemplo perfeito sobre as cotas. Uma amig...Tenho um exemplo perfeito sobre as cotas. Uma amiga minha, que todos consideram negra, tentou vestibular em 2 universidades públicas. Uma aceitava cotas e outra não. Só que ao tentar para a UERJ (partidária das cotas) ela simplesmente não foi aceita como negra. Não passou por causa disso.Passou na outra. Hoje é uma das melhores alunas. Aí vem a minha pergunta: cota para quem? Não vejo pessoas estudiosas e esforçadas sendo beneficiadas por isso. <BR/><BR/>Aliás a UERJ, pioneira das cotas, tá caindo aos pedaços. E só pra não esquecer, quem criou as tais cotas foi a Rosinha. Não poderia ter maternidade melhor...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-33455584410599297032009-02-17T19:25:00.000-04:002009-02-17T19:25:00.000-04:00Parabéns Igor !Realmente muitas pessoas acham que ...Parabéns Igor !<BR/><BR/>Realmente muitas pessoas acham que racismo se dá (ou não) apenas no campo das relações sociais/convivência, mas não é assim..., a principal característica do "racismo à brasileira" (META-RACISMO) é a hipocrisia cínica e o embarreiramento sócio-econômico sistemático e tradicional dos afro-brasileiros .<BR/><BR/>Fazem parte da mentalidade e ação meta-racistas, declarações como "não é racial ou de cor, é social..." , "todos são iguais perante a lei" (olhando apenas a igualdade formal e ignorando a material...),"cotistas negros serão discriminados após formados" (como se nunca os negros tivessem sido discriminados...), " entrar por cota é prova de incapacidade e falta de mérito" (como se já não houvesse N cotas como para os oriundos de Processo Seletivo Contínuo, estudantes estrangeiros, etc...; sem contar que mérito não é uma coisa absoluta..., não é o valor absoluto da nota que dá o mérito..., mas o esforço proporcional para sua obtenção), "O nível vai cair, cotistas não acompanharão..." (quando todas as pesquisas com os primeiros egressos já demonstraram o contrário..., a média de rendimento dos cotistas é 5% para mais ou menos dos não-cotistas, com tendência de ser maior que a média); enfim, todos os argumentos ANTI-COTA tem se demonstrado falaciosos .<BR/><BR/>Agora apenas para ilustrar ainda mais o que é realmente o racismo, deixo as sábias palavras de HASENBALG (bem anteriores à discussão das Ações Afirmativas no Brasil) :<BR/><BR/>"(a) discriminação e preconceito raciais não são mantidos intactos após a abolição mas, pelo contrário, adquirem novos significados e funções dentro das novas estruturas e (b) as práticas racistas do grupo dominante branco que perpetuam a subordinação dos negros não são meros arcaísmos do passado, mas estão funcionalmente relacionadas aos benefícios materiais e simbólicos que o grupo branco obtém da desqualificação competitiva dos não brancos." (Hasenbalg, 1979, p. 85) <BR/><BR/><BR/>É isso ai...<BR/><BR/>Juarez Silva<BR/>Prof. e Ativista do Movimento AFROAMAZONAS - Manaus-AMJuarez Silvahttps://www.blogger.com/profile/17544281984012104057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-56359543230876313102009-02-17T13:54:00.000-04:002009-02-17T13:54:00.000-04:00Quanto ao comentário da Sandra, não parece haver n...Quanto ao comentário da Sandra, não parece haver necessidade de contra-argumento. Ela deixou bem claro que está pensando uma concepção liberal de entendimento de mundo, e é bem claro que não compartilhamos essa concepção. Dentro de sua visão de mundo, tem razão. <BR/><BR/>Quanto a argumentação de Winston Smith, cabem contra-argumentos. Ele levanta a questão da igualdade de condições. Ora, o vestibular tal como era não pode ser considerado igualitário, uma vez que coloca grupos com trajetórias educacionais diferenciadas em pé de igualdade. Não é justo, nem igualitário colocar brancos e negros em pé de igualdade no contexto social em que vivemos, aonde os negros são comprovadamente, segundo qualquer indicador socioeconômico, majoritariamente mais pobres e com escolarização mais baixa. <BR/><BR/>E quanto aoa critérios de avaliação, acredito que sejam falsas polêmicas. Nenhum "falso negro" vai se utilizar das cotas para "se dar bem". Isso não existe, e se existir são casos isolados e irrelevantes. A autoafirmação é um critério válido, pois se autoafirmar "negro". no nosso país, já é uma vitória. A negritude foi tão oprimida que muitos até se envergonham de sua cor. Por isso, resumindo, 4p:PODER PARA O POVO PRETO. Essa é a fundamentação das ações afirmativas.Igor de Fatohttps://www.blogger.com/profile/04237161040793101862noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-73003851970506191332009-02-17T13:42:00.000-04:002009-02-17T13:42:00.000-04:00Qual o critério?Trecho extraído do edital do vesti...Qual o critério?<BR/><BR/><BR/>Trecho extraído do edital do vestibular da UFSM:<BR/>.<BR/>(O candidato participante do Sistema Cidadão Presente A deverá entregar, na etapa da entrega dos documentos, uma autodeclaração devidamente assinada como comprovação de que é afro-brasileiro (preto ou pardo, segundo classificação do IBGE).<BR/>.<BR/>O que acontece no caso de um candidato reprovado (mesmo com a cota) impugnar a declaração de outro que foi aprovado dizendo que o mesmo não se enquadra na definição racial de afro-brasileiro?<BR/>Colocarão os dois lado a lado para verificar quem é mais negro?<BR/>Situação humilhante a de ter que provar que pertence a uma raça para obter um direito básico de cidadania.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-71268088494605565812009-02-17T13:40:00.000-04:002009-02-17T13:40:00.000-04:00Continuo acreditando que estas inciativas em nada ...Continuo acreditando que estas inciativas em nada vão melhorar a situação , elas na verdade é que são racistas , que não se ataca o cerne da questão e que no frigir dos ovos , quem vai sair ganhando são os gerenciadores destas ações , bem como so cabeças das ONG`s que já estão aí e que estão por vir no vacuo desta decisão . A resultante desta ação será uma cisão racial e suas obvias consequencias.<BR/>Qua não me entendam errado , pois é obvio que há um vacuo enorme entre a condições educacionais , de infraestrutura e sociais a disposição de uma parcela mais abastada da população e a outra , ou a grande maioria , a em piores condições . Mas em primeiro lugar acho que esta é uma realidade social e não da cor da pele . Ora , um morador de rua , um favelado , um pai de familia que tenha como renda um salario mínimo vai ter as mesma dificuldades em educar seus filhos , em melhorar as condições de vida de sua família independente da cor da sua pele . A questão é social , e não racial .<BR/>Da mesma forma que , ao "impor" ao estudo de terceiro grau , um estudante que não esteja preparado para tal, que teve uma base educacional deficitária , não vai se gerar automaticamente um profissional qualificado .Isto é utopia . É maquiagem social .<BR/>O que eu não entendo é o porque de não se utilizar toda a força desta mobilização para beneficiar a população mais carente de uma forma geral ? . Porque só os de pele negra ?<BR/>Não faria mais sentido se formar uma mobilização cidadã e atacar os problemas sociais de frente , de forma que gerasse benefícios a todos os envolvidos ? Educação, saneamento, transporte , saude , lazer , moradia , cultura , são todas questões criticas e urgentes para a melhoria social do Brasil. Restringir as reinvindicações e ações a tão sómente uma parte da população mais carente , além de não resolver o problema é uma iniciativa inquestionável de cunho racista , já que só favoreçe a quem reuna as condições de tez para tal .Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-80238576842281454652009-02-17T13:39:00.000-04:002009-02-17T13:39:00.000-04:00Tenho um amigo que é negro e, depois de muito prep...Tenho um amigo que é negro e, depois de muito preparo foi aprovado no vestibular de uma universidade pública. Se a instituição já tivesse adotado o sistema de cotas, certamente ele seria visto com discriminação pelos colegas, estando marcado como "aquele que precisou estudar menos pra entrar aquí". Talvez precisase exibir o edital de resultado para mostrar que atingiu a média sem necessidade de "empurrão". Sorte a dele, que enfrentou os demais candidatos em condições de IGUALDADE, e portanto, pode andar de cabeça erguida sem dever satisfações a ninguém.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-85726418914585160012009-02-17T13:00:00.000-04:002009-02-17T13:00:00.000-04:00Olá, Igor.O que tu disseste é muito importante. Mu...Olá, Igor.<BR/>O que tu disseste é muito importante. Muitas pessoas pensam que "racismo" é quando um branco põe um capuz no rosto e sai munido de paus e facas atrás de negros. O fato é que se confunde racismo com ódio racial, sendo que todo ódio racial é movido pelo racismo, mas nem todo racismo contém ódio racial. O Brasil, por exemplo, é um país racista em sua estrutura política e social, mas os casos de ódio racial são dispersos, daí diz-se que no Brasil o racismo é "velado". Oras, o racismo individual movido pelo ódio pode até ser camuflado pelas autoridades e pela mídia, mas o racismo institucional (partindo do Estado) não tem nada de velado, é totalmente explícito, basta pesquisar sobre as condições de moradia, saúde e educação da população negra em comparação com a população branca.<BR/><BR/>O fato do Estado Brasileiro "empurar com a barriga" por mais de um século a desigualdade racial consequência de uma política estatal escravagista é a pova de como o Estado Brasileiro é pautado no racismo. Com o fim da escravidão oficial, os brancos foram indenizados pelo Estado e os negros foram segregados em favelas e morros. A escravidão oficial no Brasil durou exatos 364 anos, o justo seria agora 364 anos de cotas raciais em universidades e concursos públicos. Aqueles que acham que em míseros 10 anos poderemos reverter 400 anos de opressão e exclusão em massa, ou é um ingênuo ou é um racista. <BR/><BR/><BR/>No mais, parabéns pelo texto. Vou aguardar por outros tão ou mais sensatos e reflexivos que este. Até mais.<BR/><BR/>Najla Carolina (acadêmica de Direito)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-46940911416569177482009-02-17T10:43:00.000-04:002009-02-17T10:43:00.000-04:00Racismo é coletivismo. O oposto de individualismo....Racismo é coletivismo. O oposto de individualismo. Coletivistas, julgam "classes", generalizam caracteristicas sobre todas as pessoas, devidos a aspectos semalhantes que elas compartilham , mas que nada representam na pratica.<BR/>Exemplos facilitam. Frases como:<BR/>"o trabalhador quer isso.."<BR/>"Os ricos são maus". "O Brasileiro é um povo maravilhoso".<BR/>"Os pobres são vitimas.. bla bla bla". "Os negros bla bla bla.."<BR/>"A juventude brasileira quer isso...e nao aquilo.."<BR/>Tudo isso parte de um principio colevitivista. ex: Porque um grupo de pessoas são negras, elas seriam entao "iguais" em todas as demais caracteristias, por exemplo, carater. O que esta errado!<BR/>Indivudualistas, liberais, não reconhecem classes, mas apenas individuos. Para nos, não existem "ricos do mau", "negros que sao isso ou aquilo.." e outras formas de generalizações. Sabemos que ha individuos ricos, com bom carater, tanto quanto ha ricos sem carater. Ou seja, a renda (aspecto semelhante), não determina carater, nem a cor da pessoa determina isso. Mas sim, suas atitudes individuais, suas escolhas e ações.<BR/>Portanto, existem individuos negros, com bom carater, tanto quanto ha individuos brancos com bom carater, e o inverso idem! Ha ricos do bem e pobres que fazem o mal voluntariamante, e o inverso idem!<BR/>No mundo, existem apenas individuos agindo, tomando decisões, e não "classes". E sao individuos que devem ser julgados por suas condutas, e não todas as pessoas que por acaso, compartilham com ele alguns aspectos semelhantes( cor , renda etc)<BR/>um bom texto:<BR/>http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=189Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-62251211621383580762009-02-16T17:05:00.000-04:002009-02-16T17:05:00.000-04:00Igor,Gostei do artigo. maduro e bem fundamentado. ...Igor,<BR/><BR/><BR/>Gostei do artigo. maduro e bem fundamentado. Agora estou dedicada a<BR/>estudar "A virtude soberana" de Dworkin. Quero entender mais sobre<BR/>igualdade.<BR/><BR/>Abraço e vá em frente.<BR/><BR/>Jânia Maria Lopes Sldanha<BR/>Redatora da resolução das cotas na UFSM, Professora e coordenadora do Curso de Direito da UFSMAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-33823362323333783932009-02-16T17:04:00.000-04:002009-02-16T17:04:00.000-04:00Gostei muito do seu artigo. estou divulgando aki e...Gostei muito do seu artigo. estou divulgando aki em mato grosso do sul:<BR/>http://douradosinforma.com.br/noticia.php?id_noticia=77374<BR/> <BR/>e vai sair no jornal impresso tambem esta semana que vem.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-18059497071601525682009-02-16T17:03:00.000-04:002009-02-16T17:03:00.000-04:00Caríssimo Igor!Já havia lido o artigo aqui de PoA,...Caríssimo Igor!<BR/>Já havia lido o artigo aqui de PoA, pois casualmente neste dia o Lameira, em seleção para o mestrado da UFRGS, nos passou uma cópia do jornal.<BR/>Oportuníssimo o artigo e parabéns por ele.<BR/>Abraços de Diorge e Glaucia.<BR/><BR/>Diorge e Glácia Konrad são professores de História da UFSM.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-88318227020847613752009-02-16T17:01:00.000-04:002009-02-16T17:01:00.000-04:00Igor Tenho acordo com o que o professor coloca. Ex...Igor<BR/> <BR/>Tenho acordo com o que o professor coloca. Existem várias formas de expressar o racismo, mas a mais difícil de se denunciar e o racismo velado que existe no Brasil.<BR/> <BR/>Todo o cidadão branco tem seu negrinho de estimação, mas e só ele pensar diferente e já não é o negrinho de alma branca.<BR/> <BR/>Sou defensor da política de cotas na educação, no mercado de trabalho e vou além, se brigamos e apoiamos para termos cotas para as mulheres nos espaços das direções dos partidos e nas listas eleitoras, defendo que tenhamos estas mesmas representações para os negros.<BR/> <BR/>Asé.<BR/> <BR/>José Antonio dos Santos da Silva<BR/>Um negro em movimento<BR/>Dirigente estadual da UNEGRO (União dos Negros pela Igualdade)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-10415194245410608562009-02-16T16:59:00.000-04:002009-02-16T16:59:00.000-04:00Igor,obrigado e parabéns pela publicação do artigo...Igor,<BR/><BR/>obrigado e parabéns pela publicação do artigo.<BR/>Abraços e bom final de semana,<BR/><BR/>Antonio Ozaí da Silva<BR/><BR/>Professor na Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM), editor da Revista Espaço Acadêmico, Revista Urutágua e Acta Scientiarum. Human and Social Sciences e autor de "Maurício Tragtenberg: Militância e Pedagogia Libertária" (Ijuí: Editora Unijuí, 2008).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-36484746133117591292009-02-16T16:56:00.000-04:002009-02-16T16:56:00.000-04:00Igor!!! Bom dia... Primeiramente, te agradeço por ...Igor!!!<BR/> <BR/>Bom dia...<BR/> <BR/>Primeiramente, te agradeço por me haver incluído em sua lista de contatos, e haver<BR/>recebido esta mensagem, importante...<BR/>Vi que és estudante de pós graduação em Gestão Escolar.<BR/>Trabalho com o professores e alunos, só presidente do CONER 10ª CRE.<BR/>Essa matéria e muito boa de discutir, " o que é racismo " pois entendo que racismo<BR/>não está na cor, até porque acredito que não exista divisão de raças, somos todos<BR/>"humanos" , mas o que existe sim é discriminação de classes sociais na educação,<BR/>especialmente nas Universidades Publicas, pois não ingressam lá, pessoas que não<BR/>tenham poder aquisitivo suficiente pagar bons cursos preparatórios, deixando os<BR/>demais à margem do sistema.<BR/> <BR/>As cotas e o ponto de corte diferenciado, são sim uma demonstração de discriminação,<BR/>pode não ser uma demonstração de racismo, mas é a aceitação de que estes indivíduos<BR/>são inferiores de capacidade, ou de preparação.<BR/>Se é de preparação, o ESTADO, deveria se preocupar em prepara-los, em capacita-los<BR/>para a disputa da vagas não só da Universidade, mas as vagas do mercado de trabalho e<BR/>da vida de igual para igual, com aqueles que não por questões de raça, mas por situação<BR/>financeira levaram vantagem em sua preparação e formação.<BR/>Igor, pela sua formação, deves conhecer muito melhor que eu, a situação da educação <BR/>do ensino médio em nosso estado que se deteriora ano após ano nestes últimos 20 anos,<BR/>te falo de 20 ano porque é o período que eu lembro e que conheci a educação secundária.<BR/> <BR/>A que prepara nosso ensino médio? A que serve nosso ensino médio?<BR/>Qual é a preocupação da maioria dos nossos trabalhadores na Educação?<BR/>Nos últimos 10 anos, exceto 2008, o ano letivo começou com falta de 20, 30% dos<BR/>professores necessários em sala de aula, as aulas só entravam na normalidade em maio,<BR/>junho, porque? qual era o problema? qual era o motivo? Onde estavam os professores?<BR/>Hora, adireção das escolas não sabia disso?? O Corporativismo, fez isso.<BR/>Os professores pleitearam e conseguiram, eleições diretas para diretor. Um avanço.<BR/>Que beneficio trouxe à educação? O que beneficiou os alunos essa medida?<BR/>Apenas se vê nas escola uma dipsuta politica, pela direção, são as corrnetes<BR/>de determinados partidos politicos que disputam as direções da escolas, em campanhas <BR/>que o diretor eleito colocando todo seu salario pelo perido que for eleito não paga os<BR/>gastos da campanha, estranho isso neh? mas se vê isso também, nas camaras, nas assembleias<BR/>estaduais, no senado, é o exemplo que nos dão os nossos politicos...<BR/>Nas escolasm, hoje disputa-se orçamentos.....<BR/>O Conselho de educação das escolas, outro avanço, a participação da comunidade nos<BR/>destino da escola.<BR/>Que acontece hoje na pratica?? pessoas leigas, sem conhecimento de causa, <BR/>dando palpite e as vezes, por sua liderança, por sua capacidade de persuasão<BR/>dar rumos a educação, ou a escola...<BR/> <BR/>Tu sinceramente acredita, que um aluno que entra na universidade disputando<BR/>0,84 alunos por vaga, vai poder acompanhar na sala de aula os colegas que disputaram<BR/>vaga com 16 alunos por vaga?? Ou vamos criar salas de aulas separadas na Universidade<BR/>para aqueles que entraram de forma mais aliviadas na disputa, e aí sim estaríamos<BR/>assinando um atestado de racismo, de discriminação a estes infelizes universitários.<BR/> <BR/>Temos exemplos de pessoas humildes, que se dedicaram, que se esforçaram e mesmo<BR/>enfrentando muitas dificuldades chegaram a universidade sem nenhum tipo de maracutaia<BR/>disputando de igual para igual, basta prepara-los, basta dar condições dignas de vida, de<BR/>trabalho as familias, e de preparação aos seus filhos para que eles sem menor duvida tenham<BR/>ingresso garantido nas universidades publicas.<BR/> <BR/>Seguindo assim como esta, amanha com certeza, teremos cotas nas univerisdades para os bolsa<BR/>escola, para os bolsa familia e nós que com nosso trabalho já sustemos essa legião de pessoas<BR/>em nome da distribuição de renda, e já pagamos antecipado a formação dos nossos filhos,<BR/>vamos ver as vagas reduzidas em nome do "RACISMO".<BR/> <BR/>Acredito que nosso problema na educação não é de nível universitário, mas de preparação<BR/>para ele.<BR/> <BR/>Como tudo na vidas e uma escada, é muito difícil, que filho de pais analfabetos tenham<BR/>condições intelectuais de chegarem doutor, não é impossível é difícil...<BR/> <BR/>Mas ai teremos bons e brilhantes doutores, ou importa só a quantidade de formados?<BR/> <BR/>Gostaria de receber sua opinião na condições de estudante de Pós Graduação na Gestão<BR/>Educacional.<BR/> <BR/> <BR/>Um abraço<BR/> <BR/>José CarlotoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3711281227124345580.post-63548848748633618842009-02-16T16:55:00.000-04:002009-02-16T16:55:00.000-04:00Muito bom teu artigo, Igor.Uma aposta na provável ...Muito bom teu artigo, Igor.<BR/>Uma aposta na provável eficácia das cotas.<BR/>Mas eu aposto também que esta experiência se esgote - e dê bons <BR/>frutos, claro - num prazo de dez anos.<BR/><BR/>Saudações,<BR/><BR/>Vitor Biasoli<BR/>Professor de História da UFSMAnonymousnoreply@blogger.com