domingo, 22 de setembro de 2013

Conquistar a juventude trabalhadora para a disputa de hegemonia


Gramsci entende o Estado como expressão do domínio de classe não só pela força, mas pelo "consentimento ativo" dos governados, que é obtido principalmente pelo sistematico trabalho de convencimento exercido pelos meios de comunicação de massa.
 Por Igor Corrêa Pereira*


A luta política dos comunistas se qualifica com a concepção gramsciana de hegemonia. Ela nos ajuda a entender o conceito contemporâneo de Estado, que compreende todo o complexo de atividades práticas e teóricas com as quais a classe dirigente justifica e mantém não só seu domínio, mas consegue obter o consentimento ativo dos governados.1 Quando Altamiro Borges2 diz reiteradas vezes que vitória eleitoral não significa necessariamente conquista de hegemonia, referencia-se na concepção de Gramsci.



Ganhamos a eleição de 2003 mas não a hegemonia da sociedade. Ganhamos a eleição, mas até que ponto conquistamos os corações e mentes da geração compreendida entre 15 a 35 anos, que compõe 2/3 da População Economicamente Ativa? Como bem destaca os textos para debate do 3º Congresso da CTB3, essa é a geração pós-queda do muro de Berlim, criada sob o bombardeio ideológico neoliberal, em sua pregação contra a esquerda, o socialismo, a política, o coletivo, os partidos e os sindicatos.  É essa geração que foi pra rua em junho, segundo pesquisa do IBOPE o perfil das ruas era jovem em sua maioria, e trabalhadora em sua maioria. Trata-se de uma geração:

fortemente disputada pela imprensa golpista, pelas religiões fundamentalistas conservadoras, por movimentos pós-modernos e muitas vezes por ideologias daninhas, como o ecoimperialismo e a negação do Brasil. São fortes barreiras à consciência de classe e podem levar a derrotas dos trabalhadores e sindicalismo classista.



Em entrevista concedida a edição 124 da Revista Princípios4, o cientista político André Singer, ao analisar o momento atual do país que caracteriza como "modelo lulista", desencadeado com a vitória de Lula em 2003, ele faz um convite que penso muito apropriado ao conjunto da esquerda:

Estamos vivendo um quadro confuso, ideologicamente diluído, e é preciso pensar em como atuar nesse quadro. Atuar do ponto de vista da luta hegemônica, não só da luta pelo poder, mas da luta pelos corações e mentes. Pensar em como a esquerda possa voltar a ter um trabalho de conscientização, que acho que foi interrompido - posso estar enganado, porém acho que foi interropido.


Ganhar corações e mentes, disputar a hegemonia da sociedade


Para saber em que grau nossa luta pelo poder está se traduzindo em luta por hegemonia, precisamos mensurar em que grau os eleitores de nossos candidatos no legislativo e executivo são militantes em alguma medida de pelo menos algum aspecto pela construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. E para não ficar só no plano institucional, trata-se de fazer o mesmo com quem vota em chapas organizadas pelos comunistas em associações de bairro, sindicatos, diretórios e gremios estudantis e demais organizações coletivas. É certo que precisamos eleger vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores, presidência. Também precisamos dirigir entidades do movimento social. Mas esse processo deve andar lado a lado com a conscientização popular. Nossas vitórias eleitorais devem abrir caminho para dialogarmos, mobilizarmos e angariarmos o apoio consciente das pessoas. Para além de eleitores, precisamos de cada vez mais militantes de ideias progressistas, que ajudem no avanço de um projeto nacional de desenvolvimento.



Quando partidos e sindicatos são hostilizados em manifestações de rua, está aceso o sinal de alerta para a esquerda. Será que só negar esses movimentos ajuda? Novamente recorrendo a Altamiro Borges, não adianta reclamar que a moçadinha ta indo pra rua despolitizada, porque não se joga na polítização, não adianta reclamar que a pauta é difusa, porque não se joga em nortes bem definidos5. Também não adianta só constatar que a mídia, ou mesmo o imperialismo estão tentando agendar as ruas, porque eles sempre fizeram isso. Trata-se de perguntar: o que nós estamos fazendo para ganhar essa dura disputa?



Nesse sentido cabe assinalar que as teses para o 13º Congresso pouco desenvolvem um aspecto que me parece fundamental: a organização do Partido. Quero nesses parágrafos finais situar a importância estratégica da organização do partido entre os trabalhadores, e dizer que não é possível pensar essa organização sem a dedicação constante a tarefa de organizar a juventude trabalhadora. Os jovens comunistas que atuam na UJS fazem um excelente trabalho entre os estudantes, mas por várias razões temos perdido um enorme número de quadros formados na escola de socialismo assim que entram no mundo do trabalho. Considerando a atual quadra, é inadmissível perder lideranças para a "vida". Quando um militante nosso que organizamos lá na escola de ensino médio, ao se formar vai "cuidar da vida", expressão aonde não cabe a dedicação a construção do Partido, algo está muito errado.



Essa geração pode jogar um papel importante para disputar a hegemonia entre os(as) trabalhadores(as) na luta pelo socialismo. Por isso, as direções partidárias devem dedicar especial atenção a nossa política de quadros, devendo haver intensa sinergia entre o departamento de quadros, a secretaria de juventude e a secretaria sindical. Nenhum quadro do Partido, em especial os formados na juventude, deve ficar sem tarefa. Bem orientados, jogarão importante papel na ampliação de nossa influência por meio da CTB, a partir das categorias onde já temos influência, como os comeriários, bancários, na educação e saúde, na indústria, nos transportes e nos serviço publico em geral, sem esquecer a agricultura familiar. Dependendo do correto planejamento e orientação partidária, será possível preparar o salto para um novo projeto de desenvolvimento de rumo socialista.








*Igor Corrêa Pereira é membro do Coletivo Estadual de Formação e Propaganda do PcdoB/RS.

1GRAMSCI, Antonio – Cadernos do Cárcere – volume 3, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000, p. 331
2BORGES, Altamiro - Seminário:crise de representatividade e renovação da democracia- Gabinete digital- Governo Tarso Genro/2013
3CTB – Textos para debate: Balanço da Secretaria Nacional da Juventude Trabalhadora, 2013 págs. 53 a 55.
4GONZALEZ, Claudio e MONTEIRO, Adalberto. “O lulismo abriu uma janela histórica para a esquerda”. Revista Princípios Edição nº 124 abril/maio de 2013.
5BORGES, Altamiro Pronunciamento na 11ª Plenária da Coordenação dos Movimentos Sociais, julho de 2013.

Nenhum comentário: