Está aí o projeto de um estatuto que irá regulamentar a juventude e seus acessos.
É a nossa oportunidade de expor nossas necessidades, a Câmara dos Deputados quer que os jovens brasileiros participem do debate do Estatuto da Juventude. Para isso, abriu um espaço na internet. Você encontra tudo no
portal e-democracia (www.edemocracia.gov.br) peço a vocês que entrem e informem seus amigos e outros jovens, além de autoridades, representantes de ONGs e todos aqueles que tiverem interesse em contribuir com o Projeto de Lei 4529/04. Com 86 artigos, o texto define os direitos básicos da população entre 15 e 29 anos e determina que família, comunidade, sociedade e poder público são responsáveis pelo cumprimento desses direitos.
O presidente da

Comissão Especial do Estatuto da Juventude, deputado federal
Lobbe Neto (PSDB-SP), e a relatora da proposta, deputada federal
Manuela D´Avila (PCdoB-RS), pretendem construir um projeto que leve em conta os debates do fórum da internet. Além das discussões virtuais, a Comissão Especial está realizando diversas reuniões presenciais nos estados, a fim de promover articulação com toda juventude. As discussões e os relatórios estatuais também poderão ser acompanhados pelo portal.
A expectativa é que, na próxima semana, o Relatório Preliminar do Estatuto da Juventude seja publicado no e-democracia. Dessa forma, será possível a apresentação de sugestões ao próprio texto e a construção coletiva de um texto que os dois deputados pretendem colocar em votação ainda este ano.
Temas centraisAtualmente, as discussões estão concentradas em dois temas: Sistema Nacional de Juventude e Políticas Públicas para a Juventude. O assunto que tem estimulado maior debate entre os jovens é participação juvenil, seguido de educação, esporte e cultura. As sugestões vão desde a articulação entre jovens, políticos locais e membros de ONGs em escolas, inclusão no ensino educacional da cultura política e
acompanhamento da atuação dos políticos locais, até a institucionalização e fortalecimento do Sistema Nacional de Juventude.
Amigos/as, participem desta discussão pois espaços como este do e-democracia permitem aos/as cidadãos/ãs participarem a qualquer momento, de qualquer lugar, seja de casa, da biblioteca de sua escola ou universidade, telecentros e mesmo de lan houses.
Fonte:http://www2.camara.gov.br/camaraFaz/ultimas-noticias/comunidade-virtual-debate-estatuto-da-juventudehttp://www.edemocracia.camara.gov.br/comunidades/estatutodajuventude/Com informações de Leonardo Raphael Thomaz.