terça-feira, 28 de julho de 2009

Democratização da comunicação

Agência da UFSM retira de sua página matéria do Globo com provocações tendenciosas a UNE

A chuva de e-mails de estudantes para a agência de notícias da página da Universidade Federal de Santa Maria fez com que a UFSM retire do ar matéria do jornal O Globo com provocações tendenciosas a entidade e coloque no ar nova matéria divulgando a versão dos estudantes.





A campanha de ataques a União Nacional dos Estudantes capitaneada pela Rede Globo e outros veículos da mídia comercial teve uma derrota. No dia 20/07 a página da UFSM publicou matéria do Jornal O Globo sobre o 51º Congresso da UNE. A matéria, como toda a linha de cobertura da mídia comercial, atacava a entidade de comprada pelo governo por receber verbas públicas para a realização do seu Congresso. Em resposta a esta publicação, vários estudantes encaminharam e-mails para a Agência de Notícias da UFSM pedindo direito de resposta.

"Exigimos direito de resposta a estes ataques, em defesa do princípio básico do jornalismo de garantia de expressão dos dois lados dos fatos. A UNE foi atacada e merece direito de resposta, esse é um princípio constitucional", diz o texto do e-mail mandado por vários estudantes. A ação foi organizada pelo Movimento Da Unidade vai nascer a novidade, que na UFSM tinha eleito 1 delegado. "Estamos dando corpo a luta da UNE contra a tentativa da mídia empresarial de deslegitimar a entidade maior dos estudantes. O presidente da UNE já publicou um artigo em resposta aos ataques da mídia, mas essa luta vai tomar corpo nas universidades. A retirada da matéria da Globo da página da UFSM é uma vitória real dessa luta", avalia Luciele Fagundes, estudante de Geografia da UFSM e integrante do Movimento da Unidade Vai Nascer a Novidade.

Além de retirar a matéria do ar, a Agência de Notícias publicou uma matéria com a versão dos estudantes e um link para a página da UNE. O link com o título “Nova direção da UNE compromete-se a lutar pela ampliação do acesso a universidade”, disponibiliza um link para a página da UNE avisando que lá podem ser encontradas as posições da entidade em relação ao tratamento que vem recebendo de parte da grande mídia.
"Trata-se de uma vitória tímida, mas simbólica. Demonstra a importância da organização coletiva para peitar os barões da mídia", resume Luciele.



Leia a matéria do jornal o Globo que foi desativada da página da UFSM aqui.

Nenhum comentário: