sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Esporte e cidadania

Gol da Aliança!


O Aliança do Núcleo Central, time de futebol amador da 2ª Divisão do Campeonato Citadino de Santa Maria/RS, é uma realização da comunidade do Núcleo Central, vila do Bairro Nova Santa Marta em Santa Maria/RS, mostrando que o esporte é muito mais do que competição, é inclusão construtiva na sociedade.

Para uma comunidade de periferia como a comunidade da vila do Núcleo Central, formada por familias de trabalhadores e desempregados, a pratica do esporte é um desafio na busca do lazer. Graças a comunidade organizada, o Núcleo Central vai aos poucos construindo alternativas de prática esportiva. O futebol, como não podia deixar de ser no país da Copa, mobiliza a comunidade, que possui um time de futebol amador, o Aliança do Núcleo Central. Recentemente, por meio da Associação Comunitária, o time conseguiu fardamentos novos para disputar a 2ª Divisão do Campeonato Citadino de Santa Maria. O time, composto por moradores da vila, está indo bem, e conseguiu passar a segunda fase do campeonato. Mas para o presidente da Associação Comunitária, Cláudio Scherer, a competição é o menos importante.

“O futebol tem a função de mobilizar a comunidade para um lazer construtivo. Quando eu convido as pessoas para os jogos, penso que envolvendo elas pode tirar da tentação das drogas ou da criminalidade, que ataca principalmente os jovens. O futebol envolve todo mundo, mesmo quem não está jogando” explica Scherer, que fala das dificuldades e sonhos de sua gestão da Associação. “Tem sido muito difícil manter o time, não tem transporte, não tem campo pra jogar. No último jogo, o transporte dos jogadores nós fizemos com os carros de alguns moradores, inclusive eu, e muitos foram a pé, de bicicleta, de ônibus de linha. Precisamos de incentivo, de apoio para manter e ampliar o Aliança. Queremos montar uma escolinha de futebol para as crianças, e um time veterano, para o pessoal mais da minha idade também poder bater uma bolinha", sorri.

Cláudio Scherer ainda sonha com uma sede da Associação Comunitária. “Queremos construir a sede para ter um ponto de encontro da comunidade. O esporte vai ter um espaço cativo”.

Onde fica o Núcleo Central?

O Núcleo Central é uma das sete vilas do Bairro Nova Santa Marta, bairro da zona oeste de Santa Maria/RS que conta atualmente com aproximadamente 21 mil moradores. Área originada de uma ocupação urbana - simplesmente a maior oupação do Brasil - seus moradores muitas vezes são chamados preconceituosamente como “os sem-teto”. Recentemente beneficiada pelo PAC por projetos de infra-estrutura e saneamento básico como pavimentação de ruas, rede de esgotos, iluminação pública e etc, a realidade da Nova Santa Marta tem se modificado, graças a luta desse povo que desde o inicio dos anos 90 resiste e luta pela conquista de seus direitos.


2 comentários:

Mauricio Scherer disse...

Beleza!

Anônimo disse...

Parabéns!!!!

White. Jay - PsiquiatradaRima.blogspot.com

Diretor Estadual da Nação Hip-Hop Brasil
Presidente da ARH2- associação regional de Hip-Hop-RS
Diretor Geral da C.P.I.- Companhia Cultural de Produtores Independentes
Assessor Parlamentar da Deputada Federal Manuela D'Avila