domingo, 15 de novembro de 2009

Estatuto da Igualdade Racial

Estatuto da Igualdade Racial é tema de debate em Santa Maria/RS

Na última sexta (12 de novembro), o presidente da Nação Hip Hop Brasil de Santa Maria/RS Nêgo Lula se reuniu com Associação Treze de Maio para debater o Estatuto da Igualdade Racial. O encontro ainda teve a presença do Deputado Raul Carrion e do dirigente estadual da Nação Mano Oxi foi uma audiência para discutir o Projeto de Lei 38/2009, que trata sobre o Estatuto da Iguadade Étnico/Racial e de Controle de Intolerância Religiosa, e é a versão estadual do Estatuto nacional aprovado na congresso. A ideia é articular diferentes atores dos movimento negro no momento em que se dicutem avanços no combate ao racismo, como o Estatuto da Igualdade Racial.


O que é Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio?


As
sociação que desenvolve trabalho no primeiro Museu Comunitario Afro
do Rio Grande do Sul Museu Treze de Maio situado na cidade de Santa Maria. Desenvolve um trabalho com o patrimonio imaterial com corte racial. Trabalha com o jovem, resgatando a identidade e cultura afro, por meio de oficinas de capoeira, dança, percusão e teatro.

A importância do Estatuto da Igualdade Racial


Em música rapper "Nêgo Lula" denuncia violência policial contra população negra.

Resgate da cultura, da história e do orgulho e respeito da população negra. Estes foram fatores levantados por Jorge Marinho, da Associação Treze de Maio, e Nêgo Lula, da Nação Hip Hop, sobre a aprovação do Estatuto. Jorge lembra que as escolas de educação básica ainda ensinam, hegemonicamente, a história do mundo e do Brasil pela perspectiva dos brancos europeus, o Estatuto define a importância de contar a história sob a perspectiva africana e també indígena. Ja o rapper Nêgo Lula, que escreveu várias letras denunciando que os negros são muitas vezes perseguidos pela polícia só pela cor da pele, tem expectativa que o Estatuto possa fazer que os policiais deixem de perseguir os negros só por preconceito.


RS: 14ª Marcha dos Sem e 3ª Marcha Zumbi dos Palmares ocorrem nesta sexta-feira Porto Alegre recebe a 14ª Marcha dos Sem e 3ª Marcha Zumbi dos Palmares nesta sexta-feira (20). Participantes devem realizar caminhada pelas ruas da capital e um grande ato está marcado em frente ao Palácio Piratini. Leia mais.

LEIA AINDA:
Educação e Igualdade racial são debatidos em Santa Maria

3 comentários:

Nêgo Lula disse...

Estamos fazendo reparação para a nossa situação enquanto pessoas negras, querendo para nós o que nos foi negado: dignidade. Contribuímos muito até hoje na evolução do país, ajudamos a construir a história essa que até hoje é contada de outra forma, são coisas assimque nós queremos mudar.

Nêgo Lula

Presidente da Nação Hip Hop de Santa Maria/RS

Jorge Marinho disse...

igor hoje estou de volta a presidencia da associação dos amigos do museu 13 de maio , estivemos na posse nova direção do dce e tambem no 1°seminario zumbi dos palmares proposta da assufsm o camarada antonio da unegro foi palestrante ...um forte axé....

Jorge Marinho
Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio
UNEGRO

Mano Oxi disse...

O Estatuto de Igualdade Racial será determinante para garantia dos direitos da comunidade negra no rio grande do sul. Será o nosso verdadeiro passo para que as futuras gerações tenham o que a nossa geração infelizmente não teve: oportunidade e igualdade.

Mano Oxi
Dirigente estadual da Nação Hip Hop Brasil