sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Calendário de janeiro

Agenda cheia para movimentos sociais em janeiro

10º Fórum Social Mundial descentralizado; 1ª Feira Mundial de Economia Solidária em Santa Maria/RS; e 3º Encontro Nacional de Hip Hop em São Vicente/SP. Juventude, trabalhadores, movimentos sociais contra-hegemônicos construindo "um outro mundo possível".




O mês de janeiro está repleto de atividades importantes para quem luta por "um outro mundo possível". Na Grande Porto Alegre/RS, Salvador/BA, no Rio de Janeiro/RJ, em Madri (Espanha), na República Tcheca, Santa Maria/RS e São Vicente/SP serão palco de atividades que apesar de diferentes entre si, carregam características comuns: são atividades protagonizadas por jovens e trabalhadores que procuram coletivamente construir alternativas ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.


10º Fórum Social Mundial: desafios e propostas para um outro mundo possível

10 anos depois de sua criação, o Fórum Social Mundial realizará atividades descentralizadas pelo Brasil e pelo mundo, na grande Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Madri (Espanha), Benin, República Tcheca, entre outros. Em todos esses locais, a ideia é pensar os desafios e proposta para um ouro mundo possível.

Vale destacar uma dessas atividades, que se dará na grande Porto Alegre, cidade onde ocorreu a primeira edição do Fórum. Estão previstas atividades nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga. A juventude será grande protagonista desse fórum, sendo que vários movimentos juvenis estão organizando o Acampamento Intercontinental da Juventude que ocorrerá entre os dias 23 e 29 de janeiro, na Sociedade Gaúcha Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Neste acampamento, um intenso conjunto de atividades estão previstas em espaços temáticos que debaterão a avaliação do Fórum, promoverão atividades culturais, integração com a comunidade de Novo Hamburgo, debates sobre ecologia, economia popular solidária, cultura de rua, democratização da comunicação, entre outros temas de interesse da juventude. Mais informações sobre o Acampamento Intercontinental da Juventude são encontradas clicando aqui.


1ª Feira Mundial de Economia Solidária: 150 mil pessoas são esperadas em Santa Maria/RS

Santa Maria, que é considerada a acapital da economia popular solidária, será sede do 1º Fórum Mundial do tema entre os dias 22 e 24 de janeiro. A atividade celebra os 10 anos do Fórum Social Mundial debatendo as conquistas obtidas pelos trabalhadores na construção de uma outra economia, alternativa ao capital financeiro, que segundo os organizadores, já acontece. Conforme a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, diversas caravanas de outros estados brasileiros já estão confirmadas, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de cerca de 15 representantes do continente africano, que já asseguraram presença. A expectativa da organização é de que aproximadamente 150 mil pessoas participem das atividades. A artista e militante do movimento hip hop Flavinha informa que o movimento participará do Fórum, lançando o segundo CD da União Santa-Mariense de Rua (USR), como alternativa concreta de geração de trabalho e renda para os artistas da periferia da cidade. Mais informações sobre o Fórum podem ser obtidas clicando aqui.

3º Encontro Nacional de Hip Hop: um mergulho na História

São Vicente (SP) vai se tornar entre os dias 28 a 31 de janeiro de 2010 a "capital do hip-hop". Segundo os organizadores do evento, a cidade reune as melhores condições para a atividade, que ocorrerá na cidade praiana durante o verão. Além disso São Vicente é um património histórico nacional, pois é a primeira cidade do país, no qual o encontro terá como tema: "Hip-Hop um mergulho na historia". Mais de mil pessoas são esperadas no evento, que contará com a participação de grupos como Face da Morte e Rappin Hood. O hip hop de Santa Maria/RS participará do encontro, é o que garante o rapper Nêgo Lula, presidente municipal da Nação Hip Hop, que está procurando levantar recursos com sindicatos, movimentos e poder público para que uma delegação da cidade possa ir ao evento. A Nação Hip Hop Brasil pretende levar um ônibus do RS ao Encontro, segundo o presidente estadual da organização, White Jay, que afirma ser esse encontro uma oportunidade única para quem enxerga no hip hop um instrumento de tranformação da realidade da juventude da periferia. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Fonte:
http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/
http://estudanters.blogspot.com/
http://www.forumsocialmundial.org.br/
http://fsmecosol.org.br/
http://www.nacaohiphopbrasil.com/index.php
http://mergulhonahistoria.blogspot.com/

Nenhum comentário: