sábado, 1 de janeiro de 2011

Boas vindas a Dilma e Tarso

Discurso de posse de Tarso e Dilma emocionam e trazem esperança a gauchos



Hoje um sábado histórico. Pela manhã, o ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) assinou o termo de posse como novo governador do Rio Grande do Sul no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na parte da tarde, em Brasília, como não poderia deixar de ser, o mais apoteótico acontecimento: pela primeira vez na história desse país, uma faixa presidencial cinge o ombro de uma mulher, a ex-ministra-chefe da Casa Civil e economista da UFRGS Dilma Roussef.


Tarso Genro: combate à desmoralização da política e diálogo partidário

O pronunciamento de Tarso, bem mais sintético, lembrou da existência de um "processo subliminar, mas nem tão inocente, de desmoralização dos partidos e de desconstrução da esfera política, como um espaço fundamental da construção da democracia". E convocou o Rio Grande do Sul a tornar-se exemplo para o país na reconstrução da credibilidade da esfera política. Falou no resgate ao diálogo e a civilidade entre os partidos políticos em torno da construção de um novo projeto de desenvolvimento sintonizado com o governo de Dilma Roussef. Veja o pronunciamento na íntegra clicando aqui.


Dilma Roussef: luta obstinada contra a miséria, reforma política e tributária
Já a presidenta demorou-se bem mais. Emocionando-se, lembrou de seu passado de luta armada para combater a ditadura, e disse não ter nenhum arrependimento nem rancor. Lembrou que a luta mais obstinada de seu governo será a erradicação da pobreza extrema. Arrancou aplausos da Plenária lotada do Congresso ao acrescentar: "Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, enquanto houver famílias no desalento das ruas, enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria. E este é o sonho que vou perseguir!", afirmou.

Ressaltou ainda o compromisso do governo com a realização de uma reforma política que fortaleça "o sentido programático dos partidos" e aperfeiçoe "as instituições, restaurando valores e dando mais transparência ao conjunto da atividade pública". Comprometeu-se ainda com a a modernização do sistema tributário "orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade". Leia clicando aqui a íntegra do discurso de posse de Dilma Roussef.

Luta pelo avanço nas reformas que o país precisa

Descontada a emoção e o simbolismo das posses, é importante ter em mente que o Rio Grande do Sul vive com essa nova conjuntura um raro momento de sintonia do governo estadual com o federal, que pode ser aproveitada para colocar em prática um projeto de desenvolvimento que combata a pobreza e distribua renda com sustentabilidade. Importante que a fala dos dois líderes foi em torno da necessidade de uma reforma política e de combate a desmoralização da esfera política. Resta desejar sucesso aos novos eleitos, e afirmar o comprometimento deste blogueiro na luta pela implementação dessas bandeiras relevantes para o desenvolvimento do país e que foram citadas por Dilma, que é a reforma política e tributária, além da luta pelas reformas urbana, agrária e democratização dos meios de comunicação.

Nenhum comentário: