quarta-feira, 7 de março de 2012

Moradores da Vila Dique vivem sem água, luz e esgoto

Foto da Vila Dique, que faz divisa com Aeroporto Salgado Filho. Fonte: Jornal do Comércio




A constatação das precárias condições dos moradores da Vila Dique, vizinha do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre/RS, é da Comissão Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Os vereadores visitaram a Vila nesta terça-feira (6/3) e manifestaram perplexidade com as imagens de casas destruídas na Vila Dique, sem que os moradores tivessem destino. 

A visita dos vereadores se deve a inúmeras denúncias de irregularidades sobre o recente processo de reassentamento realizado pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) da Prefeitura na Vila Dique. O destino previsto para os moradores é um loteamento construído na Zona Norte, e eles estão sendo removidos por causa da ampliação do Aeroporto. A cobertura da imprensa empresarial não deu uma linha sobre as denúncias. Segundo relato dos vereadores, a Vila apresenta "séria falta de condições para as famílias que residem nas moradias do local, onde há pessoas doentes, crianças, grávidas e portadores de deficiência física que vivem sem água, luz, esgoto".

Está agendada para a próxima terça feira (13/03) reunião onde participará a Cedecondh, o Demhab e os moradores da comunidade. Nessa reunião, serão apresentados os documentos que comprovam irregularidades no reassentamento, lista de inscritos que residem há  cerca de 20 anos na Vila Dique e não foram contemplados e fotografias que evidenciam a falta de segurança urbana e a existência de residências em áreas de risco.


Com informações de Angélica Sperinde, asssessoria de imprensa da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Nenhum comentário: