quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Globo tenta liderar a oposição ao governo

 
O que significou a matéria do JN de retratação a Freixo?

A edição do Jornal Nacional de ontem (17/02) corria como de praxe. Talvez uma pitada maior de antibolivarianismo e antigovernismo, mas tudo dentro do usual. Sem perder o costume, o jornal agourou a Copa mostrando os perigos de acompanhar a seleção brasileira na primeira fase da Copa no trecho Fortaleza São Paulo, revelou os protestos contra o governo venezuelano pela democracia e liberdade versão america way of life, e desancou os crimes contra a humanidade cometidos pela Coreia do Norte. Até aí, nada de novo, a velha linha editorial dos Marinho. No fim do JN é que a coisa virou surreal.

Numa matéria de mais de 2 min (muito tempo para o horário nobre) o JN fez uma mea culpa que se negou a fazer durante toda a recente vida democrática do país. A matéria, intitulada, "Ato de desagravo em favor de Marcelo Freixo é realizado no Rio" mostra de maneira quase inédita no destaque algo que sempre ocorreu e a Globo nunca mostrou: "Artistas, políticos e intelectuais criticaram a mídia - e a TV Globo, em particular".

Mas isso não é tudo. Depois de dar quase um minuto de retratação ao deputado Freixo, onde ele atribui o ato de desagravo a várias entidades omitindo partidos políticos, a matéria dos Marinho desfecha com um parágrafo digno de emolduração: "A TV Globo entende o desconforto do deputado Marcelo Freixo e dos que o apoiam. Mas está segura de que cumpriu fielmente sua missão de informar - a todos ouvindo e dando espaço para que todos se manifestassem. Omitir dos telespectadores o episódio seria, aí sim, um erro".

Oi? É isso mesmo produção? A Globo finalmente aprendeu e está fazendo um jornalismo isento, garantindo direito de resposta a quem se sente ofendido por suas matérias? Estaríamos também errados quanto a existencia de Papai Noel e o coelhinho da páscoa?

A última vez que vi os Marinho darem direito de resposta foi para o velho Brizola. E foi por decisão judicial, onde o Cid Moreira teve que ler com aquele vozeirão o texto do velho Briza desancando as organizações Globo. Dá-lhe Briza. Mas uma retratação assim, na moleza, só pela "consciência jornalística" da Globo, eu nunca tinha visto.

Ou melhor, já. Temos o caso do Jabor que mudou de opinião em 48h sobre as manifestações de junho. Me parece que agora o motivo da mudança é o mesmo. A Globo está decidida a liderar a oposição a Dilma, e para isso vale até mesmo pedir desculpas em horário nobre. #FreixonãosevendapraGlobo. Fica a dica.

15 comentários:

Dora Dias disse...

Eu acho que é inegável o apoio que o Freixo tem da sociedade carioca, nas redes isso é indiscutível, talvez por isso a Globo tenha voltado atrás. Em menos de 12hrs a page "Temos uma ligação com Freixo" tinha mais de 20 mil curtidas, e isso é muito sintomático pra mídia. O ato de desagravo ontem contou com muitas pessoas de relevância na sociedade, no sentido cultural, político e educacional. Diferente do que muitos estão falando, não acho que a globo resolveu reatar com o Psol, pelo contrário, eles viram que fizeram merda. O cara tem muito prestígio e é reconhecido pelo que defende. Na época do Brizola não tinha o facebook para defendê-lo e hoje ele, em conjunto com as mídias digitais, é aliado contra a imprensa golpista, ou seja, se tu for defendido, execrado ou qualquer coisa no fb (em grande quantidade, é claro) a mídia vai noticiar, é fato. A exemplo o caso do Tinga. Hoje, quase não se precisa da justiça pra fazer uma retratação, basta ter um bom publicitário!

Irma Bueno disse...

Não, ela não aprendeu, mas depois de perder inúmeros processos (e de ser condenada a pagar indenizações milionárias) deve ter aprendido uma ou duas coisinhas sobre como continuar agindo de sua maneira usual, mas visualizando uma forma de fugir de condenações e indenizações.

Igor Pereira (UFRGS) disse...

Dora, o Freixo não foi o primeiro a ter apoio desta ou daquela sociedade. Isso nunca foi motivo pra Globo se retratar. Em junho, eram milhões criticando a Globo, e ela não deu uma linha sobre isso. Por mais que as indenizações possam ser um transtorno, uma empresa com a arrecadação da Globo dificilmente se intimida por esse fato. Acho que aqui está se repetindo o que ocorreu em junho com a mudança do Arnaldo Jabor: a Globo quer surfar nas ondas das manifestações, capitalizando os anseios da sociedade em seu favor.

Dora Dias disse...

Não digo da sociedade em sim, digo da avalanche na internet. Quero dizer que as redes sociais estão forçando a grande mídia a voltar atrás em alguns casos.

Irma Bueno disse...

Com certeza esse é um fato que auxilia muito também, Igor. Na real, talvez seja uma combinação deles. A Globo vem perdendo popularidade e rápido. As finanças da empresa não são mais o que antes eram. Freixo é super popular e não só no Rio e nós bem sabemos que a Rede Bobo é ótima em mudar de lado quando lhe beneficia

David F. Sobrinho disse...

Bem registrado, Igor, a Globo quer é derrubar a Dilma, custe o q custar, fazendo alianças à esquerda e à direita pq sabe q em caso de êxito (da Globo) a vitória seria da direita claro. E há quem na esquerda se preste a ajudá-la nesse objetivo talvez sem se dar conta ou desdenhando o resultado o que é pior ainda.

David F. Sobrinho disse...

Por que tu achas q na emissora está proibida qlqr fala positiva sobre a Copa, p exemplo?

Marlon Campos disse...

Me parece que em 2014 a Globo elegeu outros inimigos que não o governo Dilma. Afinal, se há pessoas nas ruas dizendo #NãoVaiTerCopa, se tem gente denunciando a remoções forçadas, a repressão policial, etc, etc, etc, por que afinal seria a Dilma o inimigo preferencial da rede Globo? Oras, me parece óbvio que o alvo são os black bocs e os militantes de esquerda. Deslegitimar as manifestações, esvaziar as ruas, garantir a "paz e a ordem".
O motivo dos levantes é obvio, muita gente insatisfeita e com o sentimento de não serem representadas pelos partidos da ordem. Nem de perto isso quer dizer que nós, do PSOL, somos "o partido das manifestações" (no sentido de o corpo delas serem nossos militantes. O PT, em determinado momento histórico foi) mas há uma identificação dos que fazem uma oposição de esquerda ao governo com o PSOL e principalmente com figuras de trajetória louvável, como Freixo e Renato Cinco, principais alvos dos ataques da mídia burguesa.
Por tudo isso, não vejo o menor cabimento na forma como fechas a publicação, clamando para o Freixo não se venda à Globo. Oras, somos justamente àqueles que abriram mão do poder em nome da coerencia (como diz a brilhante nota do Cinco). Não nos venderemos! Nem à Globo, nem ao governo, nem aos ruralistas, nem à burguesia, nem ao patriarcado, na luta por uma sociedade ecossocialiata e libertária

Igor Pereira (UFRGS) disse...

Marlon, construo diariamente com a oposição de esquerda ao governo Dilma, que tem importante influência na FASUBRA e na Assufrgs. Tenho minhas divergencias com esse campo, mas procuro construir unidade no que é possível. A questão que levanto sobre o Freixo é que nesse episódio ele não está sendo atacado pela Globo, como na maioria das vezes ocorre. A Globo parece fazer uma retratação. Não estou dizendo com isso que Freixo esta sendo manipulado pela Globo, mas a tática dessa mídia mudou, e é preciso estar alerta, pois mesmo a oposição de esquerda ao governo Dilma não está imune a cooptação e a manipulação da mídia hegemônica.

David F. Sobrinho disse...

Claro q é a Dilma o alvo da Globo, é só ver as manchetes em TODAS as editorias, da economia (q estaria sem saída) ao esporte (detonando a Copa nos detalhes), da geral (saúde e Educação) etc. Como é do imperialismo tb, q provoca situações identicas na Argentina, na Venezuela, na ucrânia, etc, visando desestabilizar governos não alinhados aos EUA, em todos os métodos de black blocks, anonimous, são os mesmíssimos, com forçando violencia, supervalorizando atos e suposta fúria do governo, se possível armando/obtendo alguma vítima fatal, p pôr mais gasolina antigoverno. É o capital financeiro internacional, liguem-se, não é um cândido militante de esqueerda q move esses eixões, ele é apenas massa de manobra.

Igor Pereira (UFRGS) disse...

A Globo nunca pediu desculpa a Lula, nem a Brizola, nem a João Amazonas, nem a Orlando Silva. Mas pro Freixo pede desculpa. O Freixo tem mais apoio popular ou interessa a Globo essa retratação?

David F. Sobrinho disse...

Que aí tem aí tem. Mesmo q o Freixo sequer tenha qlqr coisa a ver c a globo e suas publicidades conservadoras, o fato é que à Globo interessa promover quem quer q seja p atingir não só a Dilma, mas a resistencia que os governos Lula/dilma exerceram ao financeirismo, mesm q com limitações importantes, mas p o capital financeiro e Tio Sam não dá p conviver c governos q apenas resistam, mesmo q não sejam contra diretamente, o negócio deles é alinhamento automático e direto. Liguem-se q a dimensão da batalha é internacional!!!Tem a ver com unipolaridade x multipolirdade, etc., sem o que sequer se pode pensarem socialismo a n]ão ser como idéia distante

Danilo Moreira disse...

Para ajudar neste bom debate Igor Pereira

" fazem exatamente o que interessa aos que eles dizem combater. Como a quinta coluna na Espanha Republicana: se diziam republicanos, mas estavam a favor de Franco; Como a quinta coluna no Chile de Allende: se diziam de esquerda e combatentes do "imperialismo americano", mas eram financiados pela CIA..."

http://m.oglobo.globo.com/.../black-blocks-quinta-coluna...

Danilo Moreira disse...

Este texto acima fala sobre Black blocs, mas se aplica exatamente ao que a globo espera e o que o PSOL faz...

Ana Carolina Barbosa disse...

todo trabalhado na phinesse crítica