quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ser oposição ao governo é ser de esquerda?

Navegar por certas páginas de colegas de universidades é um passeio pelo pensamento que vem sendo chamado de coxinha.

Eis que o colega Walmir Jacare Penedo posta a notícia sobre a possível vitória de Dilma no 1º turno em página de debate dos técnicos e o que se seguem são comentários de oposição ao governo pela direita.

Um dos comentários insinua que o motivo da vitória de Dilma é o bolsa-familia, que seria a suposta compra de votos do PT para se manter no poder a custa de supostos ignorantes.

O outro comentário vai mais além: diz que eleger Dilma, a quem qualifica pejorativamente de "guerrilheira", significa instaurar um regime cubano no Brasil.

E por fim, o terceiro comentário critica a Venezuela como suposta agressora de direitos humanos de opositores.

Perecebemos com isso a presença de uma oposição a Dilma pela direita, que tem aversão a pobre, a socialistas, a tudo que seja remotamente próximo da esquerda.

É por isso que ser contra o governo não significa (necessariamente) ser mais esquerda, revolucionário, etc. Depende muito o motivo pelo qual se é contra o governo. Eu acho que o bolsa-família foi e é importante mecanismo de distribuição de renda, penso que a relação Brasil-Cuba é interessantíssima vide o caso do Mais Médicos que tem sido um sucesso e acho que a política cubana tem muito mais a nos inspirar que a estadunidense. E penso também que a Venezuela tem dado exemplos de ter uma democracia muito mais consolidada que a nossa, a julgar pelo número de plebiscitos e referendos realizados, tendo um governo democratizamente eleito.

Tenho críticas a Dilma, mas com certeza não por essas razões. Em todos esses aspectos, ela acertou. E talvez como nunca antes na história desse país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Então a Venezuela tem dado exemplo de democracia? A polícia governamental atirando com balas de verdade e na cabeça dos manifestantes e tu acha que isso é característica de um estado democrático? Velho, me da um pouco do que tu andou fumando ou bebendo pra que eu possa sair do meu estado de inteligencia, assim como você. De boa, espero que jamais a familia de uma das vitimas que foram mortas a bala na cabeça na Venezuela vejam isso. Tenho pena e ao mesmo tempo medo de pessoas assim como vc. Iscas fáceis de pegar na mão dos manipuladores!