terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Fim do passe livre. A gente pula a roleta?


Assista o vídeo da galera do Espírito Santo que barrou o aumento das passagens em 2005



Os patrões das empresas de ônibus de Santa Maria/RS estão aprontando um presentaço de grego para a galera neste Natal. Conseguiram aprovar na justiça o fim do passe livre. Se a decisão entrar em vigor, pode ser que já não tenha passe livre agora no Natal.

Existem milhares de famílias nesta cidade que esperam o dia do passe livre para visitar parentes e amigos, pois se tivessem que pagar passagem de ida e volta, faltaria para a comida em suas casas no dia seguinte.

Essa decisão ainda pode mudar, se a galera protestar. E você o que acha? Deixe seu comentário!

14 comentários:

Wesley Lopes Kuhn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivant Denon disse...

E o prefeito, o que vai fazer dessa vez? Ele ainda tem 15 dias de mandato pra fazer alguma coisa.

PS: Mobilização?

Igor de Fato disse...

A prefeitura já recorreu da decisão, está lutando na justiça para que não suba.

Aliás, os empresários de ônibus estão fazendo isso por "vingança" da decisão do prefeito de não aumentar as passagens por pressão dos estudantes.

JONATHAS VALCORTE disse...

OLHA SOU CONTRA O PASSE LIVRE, POIS SE ALGO PARA O TRABALHADOR COMO ERA PROJETO CRIADO NO INICIO DO PASSE LIVRE A ALGUNS ANOS ATRÁS SERIA PARA OS TRABALHADORES QUE NÃO TEM CONDIÇÕES COM O TEMPO FOI MUDANDO E ACABOU TORNANDO PARA VISITAR OS PARENTES SÓ QUE A GRANDE MAIORIA DO PÚBLICO QUE GOSTARIA DE VISITAR OS PARENTES ACABA NÃO CONSEGUINDO PELO GRANDE FLUXO DE PESSOAS QUE ESTÃO DENTRO DO ÔNIBUS SÓ PARA FAZER NÚMERO E IR PARA O CENTRO CAUSAR VANDALISMO, SE O USO FOSSE CORRETO PARA REALMENTE O SEU IDEAL QUE ERA PARA VISITAS DE PARENTES ENTRE OUTROS SERIA MIL MARAVILHAS, MAS ISSO É NO PAPEL NA REALIDADE ISSO NÃO ACONTECE VEMOS SITUAÇÕES CAÓTICAS DE PESSOAS QUE PEGAM ÔNIBUS EM UMA PARADA E DESCEM DUAS DEPOIS, ISSO É UMA VERGONHA. PORQUE NÃO Á PASSAGEM SOLIDÁRIA UM FINAL DE SEMANA NO MÊS COBRA R$0,50 OU R$1,00 E O DINHEIRO ARRECADADO NO DIA SAÍRIA PARA UMA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE, ISSO SIM QUEM SAIRIA É QUEM REALMENTE QUER VISITAR SEUS PARENTES E NÃO PARA FAZER BADERNAS E FURTOS NO CENTRO DA CIDADE.POIS QUEM QUER VISITAR PARENTE TRABALHA A SEMANA INTEIRA E TEM UM REAL PARA IR, ISSO É DE SE PENSAR MELHOR
ESTÁ DISCUSSÃO TAMBÉM TEM NO MEU BLOG VISITEM www.jonathasvalcorte.blogspot.com

Igor de Fato disse...

Olha Jonathas, a idéia não é má, mas não é melhor do que o passe livre, na minha opinião.

Você fala dos vandalismos no dia de passe livre. Pois bem, tem que estudar isso mais a fundo.

Tem vandalismo? Tem. Mas por que? Por que quem consegue vir para o centro no dia de passe livre é aquele jovem que é excluído de tudo, que nunca vem, que é sempre marginalizado pela sociedade. Então ele vem e quer afrontar o sistema, e por isso furta, faz baderna.

O passe livre é o único momento em que aquele jovem marginalizado tem condições de vir ao centro entrar em contato com as "pessoas de bem". Se acabar passe livre, perdemos esse único momento em que a sociedade de bem pode ver a vergonha da desigualdade social da qual ela mesma é responsável.

No último domingo de passe livre teve uma atividade no Parque Itaimbé de Hip Hop e skate que envolveu grande parte dessa juventude marginalizada e nenhum incidente de vandalismo ou furto foi registrada, apesar da concentração de milhares de jovens em dia de passe livre.

Se a gente pensar em atividades para trabalhar esse jovem, não só em dia de passe livre, mas sempre, nós reduziríamos bastante a violência.

Não podemos querer acabar com a violência cometendo uma viloência maior, que é acabar com o passe livre.

O fim do passe livre é um crime contra a população marginalizada dessa sociedade.

Anônimo disse...

Eu sou a favor de canceleram o passe livre e criarem o dia da passagem solidária porque o passe livre so serve para que a marginalia de Santa Maria consiga se movimentar pela cidade para assaltar os poucos cidadãos que se utilizam do pase livre, assaltando dentro e fora do ônibus...O PASSE LIVRE É UMA VERGONHA......
FIM AGORA DO PASSE LIVRE E QUE VENHA A PASSAGEM SOLIDÁRIA.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Igor de Fato disse...

Não vai vir passagem solidária nenhuma. Vocês sabem disso.

O que vai acontecer é terminar o passe livre. Não vai vir nada no lugar. Só o descaso da população com os "marginais".

O passe livre não é uma vergonha. Vergonha é a pobreza que gera a violência que só fica escancarada pelo passe livre.

Se criar alternativa para os "marginais", ao invés de esquecê-los nos fundões da periferia, certamente o número de furtos reduziria bastante. O jovem quer trabalhar, estudar, ter acesso ao lazer, e não "meter o oitão".

Essa é uma questão bem importante para quem está fazendo geografia, ou para quem está ligado a sindicatos de trabalhadores. Nós não podemos reproduzir a ignorância da sociedade preconceituosa que criminaliza "os marginais" do passe livre ao invés de criticar a organização da sociedade que gera a violência.

Meus amigos, abram os olhos. Vocês estão enxergando a realidade com os olhos daqueles que nos exploram.

Abraços.

JONATHAS VALCORTE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lui-Z disse...

é sempre assim, tem é que dar um jeito de mobilizar toda essa população que usufrui do passe livre para reclamar também, porque infelizmente esses poucos estudantes que se unem são até piada praos grandôes do transporte urbano de santa maria.

junta todo mundo e enfurece a massa, quero ver!!! só que isso não é dum dia pro outro que se consegue...

Anônimo disse...

é isso ai meu brother...

não podemo se entrega pros homi......

velho temos que organizar algo que veja estão fazendo com o povo, banderaço, panelaço, nariz de palhaço...sei lá

qualquer coisa liga nois....flw

Rapper Jotacê DG

Anônimo disse...

eu acho que a expresso é uma sanguessuga da população de santa maria u passe na minha opinião devia ser lei ta ligado pras pessoas que saem só nus fim de semana é otimo porque nem todos tem $1,80 um valor que eu acho um baita robo meu eles tão dando um alibe que tão falido mais a frota deles aumentou nesses 2 anos eu tanbém não vou passa pano sei que vários vão de passe pra roubar nu centro ou faze merda mais mesmo com esses fatores acho que deve continuar isso tanbém é uma forma de pressão pra nóis pobres aceitarmos o aumento da passagem resumindo tudu é o capitalismo enfiado guela abaixo dus proletariados esse reajuste pra mim é pura falcatrua mais eu to ligado que o filha da puta du shirmer vai se afavor meu é foda u bagulho.


Magrão Guerrilheiro da Perifa

Pablo Berned disse...

Olá... tava lendo e entendo até o posicionamento contrário ao passe livre... e me pergunto...:

é só quando a violência bate na porta de casa que eu me preocupo com ela? o que a sociedade (cada um de nós) faz para evitar a violência urbana? Ou isso não é nossa culpa, "cidadãos de bem" e "defensores da ordem"?

É mais fácil esconder o problema para evitar as conseqüências imediatas, né? Afinal, se o "marginal" rouba deve ir pra cadeia, já nasceu fadado pra isso...? Ou não, já que o sistema oferece oportunidade para quem quiser trabalhar... (Será???)

Mas em termos práticos: toda essa dita onda de violência no centro é culpa do passe livre? O centro e as periferias ficam isentas de violência durante os dias em que não há passe livre? Essa violência não seria em virtude de (talvez intencional) falta de policiamento? O que mais se esconde atrás disso?

Abraços, ótima discussão.

Pablo Berned disse...

É importante acompanhar o que tá se discutindo na mídia gorda de Sta Maria da Boca do Monte...


http://www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/jsp/interatividade.jsp?section=Mural&uf=2&local=18&newsID=DYNAMIC,itools.xml.ItoolsDelivery3,getMuralMensagensXml&template=2158.dwt&tp=1&forumid=84507&groupid=254&pg=1