segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Diversidade sexual

Em festa contra toda forma de preconceito

Parada Livre uniu várias cidades.


Seminário de sábado reuniu governo e sociedade civil

II Marcha contra o preconceito pelas ruas de Santa Maria/RS

Marquita Quevedo, da ONG Igualdade, uma das coordenadoras do evento.


Militante LGBTT exibe bandeira símbolo no calçadãoMilhares de pessoas prestigiaram o evento no Largo da Locomotiva

O sol forte do domingo foi um presente para a organização da 9ª Parada Livre de Santa Maria. Ele deu ainda mais brilho à festa que, tradicionalmente, é marcada pela presença de muitas bandeiras coloridas. Ontem à tarde, no Largo da Locomotiva, centenas de integrantes do Movimento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) e simpatizantes participaram do encerramento da parada. No sábado, também ocorreram atividades ligadas ao evento, como debates e seminários em torno do tema “Sem Homofobia, Mais Cidadania!”.

Antes da festa no Largo da Locomotiva, foi feita a 2ª Caminhada Contra Toda Forma de Preconceito, que seguiu pela Rua do Acampamento. Os integrantes do Movimento GLBT carregavam cartazes que pediam respeito e o fim do preconceito.

– Estamos buscando nosso espaço. Junto com outros movimentos sociais, fizemos discussões que têm como objetivo fazer com nos olhem como cidadãos. Em nove anos, já avançamos muito, mas ainda é preciso lutar pela nossa igualdade – disse Marquita Quevedo, da comissão organizadora da Parada Livre.

De acordo com Marquita, além de Santa Maria, o evento teve presença de grupos vindos de Rosário do Sul, Júlio de Castilhos, São Gabriel, Cacequi, Cruz Alta, Bagé, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí e Porto Alegre.

A festa seguiu até o fim da tarde. Entre as atrações, houve show de uma banda punk, discursos de integrantes do Movimento Gay e show de drag queens. Para quem passou pelo Largo da Locomotiva, a festa foi um espetáculo de cor e alegria.

– Acho que não se pode ter preconceito. Eles têm direito a fazer a festa deles, e nós viemos prestigiar – afirmou a técnica de Enfermagem Micheline Moreira, que estava acompanhada da família.

Fonte: Diário de Santa Maria
Fotos: Luciele Alves Fagundes

8 comentários:

Mariana Moro disse...

É cada vez mais prazeroso as conquistas que o grupo anda tendo, embora ainda no brasil, principalmente, o preconceito seja muito grande! Cada luta, cada forma de mostrar que somos todos iguais é uma vitória.

Anônimo disse...

otima materia !!!! parabénsss ! Vamos marca um seminario estatual ai ? vamos nos falando no email

Denilson Junior

Dirente da Frente LGBT Nacional da UJS

Anônimo disse...

Puxa Igor, que legal! Não sabia da parada! Muito legal! Beijos

Kaka Stumm

guitarrista e estudante de enfermagem

Anônimo disse...

tche
ta foda o blog hein

Yuri Serafin
estudante de Direito

Anônimo disse...

Massa o blog.
Parabéns!

Lucas Machado

Anônimo disse...

Oi querido! Nossa, estava muito legal... Onde vc estava... eu não te ví por lá (e como vc não me pegou na foto tb...)??? E como estão os estudos... muito movimento?

Paulo Lamaison

Anônimo disse...

legal as fotos.. abrção igor!

Carlos

Anônimo disse...

Com certeza, vou dar uma olhada. Cara, tu precisava ver a PARADA LGBTT aqui de SP, na Paulista... Muito legal, é a maior de todas, acho que vc e seu pessoal iriam gostar. Eu fui, achei muito legal no começo, só depois que o pessoal exagera na bebida e drogas, e aí não fica tão bonito.
Abraços!

Graciane Pires