quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

10 anos de Práxis

"Minas" homenageiam Coletivo de Educação Popular

As rappers Flavinha e Janna soltaram a voz na Catacumba no dia 11 de dezembro. O espaço da boate do DCE da UFSM teve a presença das artistas, que já participaram do cursinho, na festa comemorativa aos 10 anos do Coletivo de Educação Popular Práxis. A comemoração coroou uma semana que teve debate com movimentos organizados e professores universitários sobre educação popular e movimentos sociais. Confira no blog Igor de Fato!, na íntegra, a letra da música de autoria das artistas do movimento hip hop de Santa Maria/RS. (O que é Práxis? Saiba mais clicando aqui).


Popular,*

Educação popular

Educação para a vida


Satisfação

Vamos invadir a tua casa então

Pra rimar a poesia de quem acredita

De quem se liga na fita, quem corre atrás e quem grita

A injustiça dos homens não conseguiu nos calar

Eu quero mais é correr atrás pra poder formar

Opinião crítica, subversão

O mundo não é o bastante, queremos revolução

Educação de verdade se faz com o povo unido

Aqui além da luta eu encontrei amigos

Já faz um tempo mas eu lembro como começou

Muita galera em duas salas a gente embolou

E foi com giz, apostila e muita atitude

E a oposição ao sistema que só ilude

Não somos vítimas, queremos conhecimento

A todos os filhos da periferia e seus rebentos

Comida na mesa não é luxo, entenda

Por isso aqui também rolou geração de trabalho e renda

Musica, teatro, é necessidade

Eu tenho fome de cultura e liberdade

Nosso transporte também foi uma conquista

Foi bem difícil mudar o ponto de vista

Daqueles que se intitulam os donos da justiça

Quem tem coragem olha pra cá, vem somar resista

Pois sem política não se faz educação

Quero chegar lá mas sem esquecer então

Que Universidade rima com coletividade

A inclusão e a informação na contemporaneidade

Não é só minha, nem só tua, ela é de todos nós

É com conhecimento que seremos a voz

Que gritará e ficará na memória

Parabéns ao Práxis e seus 10 anos de história


Popular

Educação Popular

Educação para a vida


*Flavinha Manda Rima (ex-educanda e educadora do Práxis Coletivo de Educação Popular e Mary Janna, ex-educanda do Práxis Coletivo de Educação Popular)

Um comentário:

Unknown disse...

bah igor e eu, esqueceu de mim
nao so mc' mas eu tbm homenagiei o praxis por que um dia sei que vo passsa por lá,eu tava fazendo beat box!!!ve se da próxima vez nao esquece.
hauhauahauha
bjos