terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 Blog Igor de Fato


2009: Sempre quis falar, agora tive chance!


O ano de 2009 entrará na história fundamentalmente como o ano da afirmação dos direitos daqueles que antes não tinham direito a comunicação. Tanta coisa aconteceu! O blog Igor de Fato procurou acompanhar um grande número de fatos, na busca incessante pela democratização da comunicação, dando sua contribuição nesse fenômeno gigantesco que é a onda democratizante da blogosfera, com os blogs que se proliferam possibilitando que a liberdade de expressão se amplie.

Na luta das rádios comunitárias, da escola itinerante do MST, do movimento negro, do movimento LGBTT, das políticas públicas de juventude, das comunidades por esporte, do movimennto estudantil, hip hop, cursinhos populares, e pautas gerais como a democratização da comunicação e a luta pelo pré sal é nosso, estivemos dando destaque a um fenômeno radicalmente novo: "aqueles que antes não podiam falar, agora estão tendo chance". 2009 preparou um 2010 cheio de esperança para aqueles que acreditam ser outro mundo possível. Boas festas!
"Sempre quis falar, nunca tive chance. Tudo que eu queria estava fora do meu alcance. Já faz um tempo, mas eu gosto de lembrar (...)." Charlie Brown Jr.

Blogosfera: parte da "onda de democratização de comunicação"

O advendo dos blogs propiciou o que o jornalista Willian Araújo, autor do blog Opinião Oposta, chama de "quebra de paradigma da comunicação". "Antes da internet, poucos tinham suas vozes vinculadas em uma mídia de alto alcance. Com exceção de seções de cartas dos leitores, o consumidor da informação não tinha espaço algum para vincular suas idéias", explica Araújo. Com a internet, e principalmente a criação da ferramenta blog, "qualquer um tem um bom espaço para vincular suas idéias e compartilhar conhecimentos".

O fenômeno da blogosfera é só uma faceta do que se pode chamar de "onda da democratização da comunicação" que ocorreu fortemente durante todo o ano de 2009, culminando, em dezembro, com a realização da Conferência Nacional de Comunicação. Nessa "onda", setores organizados dos movimentos populares pautaram vivamente a mudança dos marcos regulatórios da comunicação no país, no sentido de possibilitar a garantia do direito humano a comunicação. O blog Igor de Fato acompanhou isso.

A contribuição de nosso blog para a democratização da comunicação

Já em março postamos matéria sobre o Programa "Rádio Perifa", da Rádio Nova Santa Marta, de Santa Maria/RS (89,3 FM), ressaltando a importância da descriminalização das rádios comunitárias. Durante o ano, a Rádio Nova Santa Marta foi fechada e retornou ao ar somente em novembro, às portas da CONFECOM, que conseguiu aprovar a resolução histórica: o Fundo de apoio a essas emissoras. (Leia mais sobre as bandeiras históricas aprovadas na CONFECOM clicando aqui).

Um blog de Santa Maria/RS

O blog Igor de Fato teve o cuidado de preferencialmente ser um blog local, que pautasse notícias e artigos fundamentalmente da realidade de Santa Maria/RS. Desta forma, noticiamos:

Saldo de 2009 e perspectivas para 2010

Nosso blog encerra seu primeiro ano de vida com saldo positivo. 2010 é ano para avançar. Mudanças vem aí, no que diz respeito a método e estrutura. Mas uma coisa permanecerá: a luta pela democratização da comunicação. Obrigado a todos que ajudaram a construir o blog neste ano. 2010 tem mais!

3 comentários:

Ramon Fonseca disse...

Parabéns Igor!
Seu blog ajudou a fazer de 2009 um ano de lutas e vitórisa para a juventude e o povo brasileiro.
Feliz 2010!

Unknown disse...

cara, com certeza foi um grande ano do ponto de vista das lutas sociais. Adquirimos conhecimento e maturidade e agora nossos passos serão cada vez mais firmes. Posso dizer que tu nos ajudou a caminhar,sempre acreditando... valeu a força, amigo, contigo aprendemos cada dia mais... salve!

Unknown disse...

SÃO CMARADAS COMO VC, QUE FAZEM A DIFERENÇA ...MÓ ORGULHO DESSA LUTA ,DE TODAS AS FORMAS VALEU MESMO...PARABENS...