segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Campo Bom vai ter carnaval sim senhor!



A União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom/RS (UABV) mobilizou-se e conquistou pela primeira vez em dez anos uma atividade de carnaval de rua na cidade. A 1ª Muamba Comunitária de Campo Bom ocorrerá no dia 17 de fevereiro de 2012 das 19h30min às 24h no Largo Irmãos Vetter.

Pela volta do carnaval

O carnaval, que era bastante ativo na cidade, foi gradativamente proibido no governo Giovani Feltes (PTB/PMDB), com o pretexto de "ser muito violento". Segundo o dirigente do Sindicato dos Sapateiros da cidade e integrante do coletivo da CTB Tiago de Souza, a proibição é uma forma de "apagar" a cultura afro-brasileira e dos trabalhadores, que têm uma importante participação na história da cidade. "Tínhamos um carnaval bastante animado em Campo Bom, cada bairro tinha seu bloco, e tínhamos umas quatro escolas grandes", recorda.

O evento foi gradativamente sendo proibido. Neste ano, graças a mobilização da UABV, sob a presidência de Sandro Luiz dos Santos, e do carnavalesco da Escola de Samba de Sapiranga Emilio Cacote,  será realizada uma muamba na Praça central da cidade. O evento, que tem apoio do Sindicato de Sapateiros, União de Estudantes, Centro cultural Marcelo Breuning, Movimento de Igualdade Social e Associação para o Desenvolvimento Social e Humano da cidade, é de inteira iniciativa dos movimentos. A expectativa é que a festa marque o retorno dos anos dourados do carnaval da cidade. O blog Igor de Fato deseja sucesso a essa iniciativa de promoção da cultura popular.

Nenhum comentário: