sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O 2º BlogProgRS e o Direito Humano a Comunicação


Organizadores do primeiro Encontro de Blogueir@s do RS convidam interessados a participar de reunião para tratar do segundo encontro estadual. A próxima reunião, aberta ao público, ocorrerá no dia 29 de fevereiro, às 18h30min, no Ponto de Cultura La Integracion, Rua Santana 260.

O primeiro Encontro Estadual de Blogueir@s do RS, realizado em maio de 2011, surgiu baseado na conviccão de que a comunicação é um direito humano, mas que no Brasil vem sendo "tratada como um produto, de acordo com a lógica de mercado, que transforma direitos em privilégios de uma pequena parcela da população, tornando-se, assim, uma ferramenta de opressão e marginalização". 
 
O Encontro de blogueir@s é uma reflexão sobre o significado do surgimento da blogosfera enquanto fenômeno democratizante da mídia. O blog é uma plataforma que possibilita dar vazão ao anseio social por comunicar-se. O direito humano a voz, o direito humano a liberdade da expressão, com o surgimento da blogosfera, ganha novo sentido e se fortalece. 

O Conselho Estadual da Comunicação

 Para avançar no caminho de se compreender a comunicação como um direito humano, é preciso reivindicar a criação no RS de um Conselho Estadual de Comunicação aos moldes do que foi já criado na Bahia no dia 10/01 deste ano. A criação de um Conselho de Comunicação significa o reconhecimento do Estado de que a comunicação é um direito de tod@s, que podem por isso participar da execução de políticas públicas para democratizar a comunicação, garantindo a ampliação do acesso aos meios de expressão. 

A criação do Conselho de Comunicação na Bahia nos dá subsídios ao debate aqui no RS. É preciso reunir num mesmo espaço de diálogo todos os segmentos envolvidos na questão da comunicação para juntos formular políticas nessa área, da mesma forma como acontece em outras áreas. 

O desafio está lançado. Tod@s convidados a construção do 2º BlogProgRS fortalecendo a comunicação com direito humano.

Leia mais:

Nenhum comentário: