segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O sonho do carnaval pode virar realidade

Este sem dúvida já é  o ano em que eu mais vivi na pele e na alma o carnaval. Já antes de desfilar no Porto Seco com a Imperatriz Dona Leopoldina nesta sexta dia 17/02, pude participar da linda homenagem que a Central d@s Trabalhador@s do Brasil (CTB) fez ao carnaval, lançando seu samba enredo em plena Marcha de Abertura do Fórum Social Temático em janeiro. A linda música composta pelos jovens Mestre Fabio Lolo, Andrei do Cavaco e Renan SN tomou conta do Fórum que nasceu para cantar outro mundo possível. 

O sonho do Fórum se fundiu ao sonho do carnaval. O resultado dessa mistura mágica fez uma abertura que conquistou a população de Porto Alegre. A população que espera ônibus e vê sua ida pra casa atrasada por uma Marcha que lhe parece estranha, desta vez se sentiu chamada a sonhar também.

Existe um sentimento muito bonito que está invadindo as pessoas. Um sentimento de auto-estima, de brasilidade, que se percebe muito forte no carnaval, com muitos enredos contando aspectos do Brasil. O Brasil está se gostando mais, se assumindo em sua cultura, sua música. Isso é perceptível na alegria do primeiro aluno matriculado no curso de Música Popular da UFRGS. Sim eu estava lá. Se Oxalá permitir, poderei contar aos meus netos que eu estive presente nesse momento especial em que a Música Popular finalmente ingressou na Academia.

Leci Brandão disse que a avenida carrega consigo o poder do sonho e Joasinho Trinta afirmou que carnaval é o único momento de irrealidade. Os dois mestres do samba falavam desse mesmo fenômeno da dona de casa que vira rainha e do pedreiro que vira guerreiro romano na avenida. Sonho ou realidade? O que Leci chamou de sonho e Joãosinho Trinta de irrealidade, na verdade tem o mesmo significado simbólico. A magia do carnaval se explica por esse momento de libertação do povo trabalhador, explorado pelo patrão, que pega ônibus apertado todo o dia, mas que tem na avenida seu momento de glória. Nossa luta é para que esse momento se prolongue. Se eternize. O sonho pode virar realidade. Tá aí a definição do socialismo à brasileira: socialismo será quando  a magia do carnaval durar o ano inteiro.

Nenhum comentário: