domingo, 4 de julho de 2010

CQC

Marcelo Tas e a juventude demo: o escândalo político midiático interessa a quem?

A pose de irreverente, independente e o estilo engraçadinho são a fachada que escondem o caráter reacionário do jornalista e apresentador do programa "Custe o que Custar" (CQC) Marcelo Tas, da tevê Bandeirantes. Palestrante contratado pelos banqueiros da Febraban, Editora Abril, TV Globo, Telefônica e pela juventude do DEMocratas, Tas dirige um programa que se alimenta alimentando um sentimento de descrença na política, repercutindo o "escândalo político midiático", já teorizado pelo sociólogo John Tompson.

A quem interessa a política apresentada como escândalo? Segundo o jornalista Altamiro Borges, a aposta na negação da política, da ação coletiva é a melhor forma para preservar o poder econômico e político das elites. O Programa de Marcelo Tas, com seu estilo agressivo, escrachando principalmente as personalidades políticas, atende a interesses mercadológicos, de audiência e interesses de classe.

Não é a toa que Marcelo Tas foi convidado a palestrar em evento para a juventude do DEM, um dos principais partidos da direita brasileira, fiel aliado do PSDB de Serra. Além disso, o jornalista escreveu o livro "Nunca antes na história desse país", onde procura esculachar o presidente Lula, escondendo a raiva de classe sob um véu de bom-humor descomprometido. Para alguém que se diz independente, suas ações tem demonstrado um posicionamento bem definido.

Marcelo Tas é um propagandista da desmobilização coletiva, do incentivo a descrença na política, e seu programa procura ganhar corações e mentes principalmente entre a juventude. Quanto mais os jovens acreditarem que a política é um escândalo, um espetáculo grotesco do qual devem tomar distância, mais os poderosos poderão exercer o controle político do país.


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