domingo, 16 de outubro de 2011

Confronto na Cidade Baixa de Porto Alegre

Polícia abrirá inquérito para investigar acusado de nazismo

Na foto, um dos detidos em briga na Cidade Baixa em agosto deste ano mostra tatuagens com símbolos neonazistas em alusão a livro de Hitler. Fonte: Zero Hora
O episódio é a segunda aparição de grupos neonazistas no Bairro Cidade Baixa em Porto Alegre/RS em menos de dois meses. Como resultado deste confronto de um grupo neonazista frequentador do Bells Bar com os participantes da atividade cultural 3º Caracol Libertário, Renan Lehn Gress será investigado pela polícia pelo crime de apologia ao nazismo e discriminação racial e sexual. 

Uma briga generalizada na Rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, deixou ao menos dois feridos na madrugada deste domingo (16/10/2011). Conforme Brigada Militar skinheads estariam envolvidos.  Foi esfaqueado Vladimir Radamés Inanovich Chiaradia Skuratowski, que está internado no Hospital de Pronto-Socorro (HPS), e Renan Lehn Gress, que teve ferimentos leves.

 1ª DP deverá abrir Inquérito para investigar crime de nazismo

Renan está sendo acusado de apologia ao nazismo, racismo e homofobia. O jovem foi acusado em Boletim de Ocorrência registrado no Palácio da Polícia Civil às 05h da manhã do dia 16/10. A acusação é de que  após a chegada da polícia no local, o referido jovem fazia gestos de caráter nazista, como a saudação  nazista HEIN HITLER e limpava o sangue e mostrava para as pessoas que estava afrontando dizendo de que se tratava de sangue puro, sangue superior, ao mesmo tempo em que batia no peito e xingava homossexuais e negros que estavam no local. O delegado Paulo César Jardim, da 1ª DP responsável pelo combate crimes de intolerância e segregação, receberá a denúncia e deverá abrir Inquérito contra o acusado.

Há suspeitas de que o jovem faça parte de uma organização nazista que se reúne no estabelecimento de nome BELLS BAR, que se situa na José do Patrocínio, e de que essa mesma organização tenha combinado via internet de se encontrar no mesmo bar com o objetivo de afrontar os participantes da atividade cultural 3º Caracol Libertário, que estava acontecendo no Largo Zumbi dos Palmares. Esta briga é o segundo episódio de violência envolvendo grupos neonazistas na Cidade Baixa em menos de dois meses. No início do mês de agosto, uma briga de bar envolvendo neonazistas, punks e skinheads terminou com ao menos oito feridos em Porto Alegre (RS). A confusão começou por volta das 7h deste sábado no Terraço Garibaldi, localizado na avenida Venâncio Aires, bairro Cidade Baixa.

O blog Igor de Fato apela veementemente a sociedade, aos organismos de imprensa e poder público para que ajudem a investigar essas suspeitas no sentido de coibir o racismo e a violência e contribuir para a promoção da paz em Porto Alegre.

Texto de Igor Corrêa Pereira com informações da Rádio Guaíba e Zero Hora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Igor, estava presente no ocorrido, filmei a briga. Tenho 4 vídeos do ocorrido. Já postei um deles no feicebuque, mas os outro ainda não consegui upar. Quando sair do trabalho, postarei os vídeos. Enviarei ao teu blog também. Aqui está o link do vídeo que consegui postar: http://www.facebook.com/photo.php?v=146943545403878

Anônimo disse...

http://www.facebook.com/renan.gress?sk=wall

O facebook deste marginal! Entregue para a Polícia!

Anônimo disse...

Se os criadores desse blog não apagarem essas informações falsas, serão investigados e responsabilizados pelo crime de falso testemunho, pela superintendência da polícia federal e polícia civil do estado do Rio Grande do Sul.