quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Greve dos técnicos das Universidades

Chapa 3 do Sindtest: "Não fomos derrotados pelo Governo, mas sim, por integrantes dentro do nosso proprio movimento de greve"


Chapa 3 do SIndicatos dos técnicos da Universidade Federal do Paraná faz análise da greve aonde questiona os erros do movimento grevista e questiona: se as o governo assinou acordo com a ANDES-SN, com as doze categorias da CONDSEF e com os servidores da Ciência e Tecnologia, no dia 30/08/11, não teria esse mesmo governo assinado acordo conosco?

Reajuste R$ 0,00! Entenda por quê isso ocorreu!


Olá, Companheiros(as)!
        Quando fui eleito delegado em assembléia realizada no dia 13 de setembro de 2011, me comprometi com a categoria de ir a Brasília, participar do Comando Nacional de Greve (CNG), e buscar toda a verdade que lá encontrasse, pois tenho a compreensão de que toda a categoria tem o direito de conhecer a VERDADE que lhe foi ESCONDIDA.
        Ocorre que nestes 112 dias de greve, sempre estive presente nas assembléias e mesmo sobre vaias vinha alertando a categoria de que a mesma estava sendo USADA e ENGANDA pelos que defendiam a greve, pois estavam usando a greve como palco eleitoral, visando à eleição da FASUBRA e do SINDITEST, pouco se importando com as reivindicações da categoria. Quer dizer: quanto mais demorasse a greve, mais eles poderiam aparecer com seus discursos inflamados e se preparando para a eleição, tanto que a direção atual do SINDITEST rachou, e estão concorrendo com duas chapas nesta eleição a de Nº 1 encabeçada pelo NÉRIS e a de Nº 2 encabeçada pela CARLA.
Tenho a certeza que os Servidores da UFPR e UTFPR, já se perguntaram por que não obtivemos nenhum ganho financeiro nesta greve? E continuavam sem resposta, pois eles resolveram contar uma verdade pela metade, e com isso enganaram toda a categoria.
        Mas agora conforme compromisso firmado com a categoria, estou trazendo à outra metade da verdade que eles esconderam da categoria, levando a nossa categoria a esta derrota vergonhosa nesta greve! Derrota, esta, que não nos foi aplicada pelo Governo como em outras greves, mas sim, por próprios companheiros dentro do próprio movimento de greve.
        Estava esperando o dia 6/10 para fazer a divulgação destas informações a categoria em assembléia que estava marcada para esta data no 7º andar do anexo B do HC. Mas infelizmente nem o presidente nem o vice do sindicato compareceram para realizar a assembléia, então tomei a liberdade de fazer este informe e encaminhar a todos para conhecimento, conforme prometido.
Então vamos à verdade nua e crua como prometi:
1º – MOMENTO

  1. A FASUBRA tinha uma mesa de negociação agendada para o dia 07/06/2011, em que o Governo iria apresentar sua proposta, porém a FASUBRA enviou ao Governo documento informando o inicio da greve para o dia 06/06 (documento). Diante do recebimento deste documento, a reunião do dia 07/06 foi cancelada pois no entendimento do Governo houve o rompimento das negociações (documento). Tudo porque estes 2 grupos defenderam em assembléia a entrada em greve para o dia 06/06/2011 um dia antes da entrega da proposta.
  2. Por causa de não esperar 01 (um) dia, deixaram de pegar a proposta do Governo, pois como eu vinha denunciando em assembléia, estavam pensando somente nas eleições da FASUBRA e do SINDITEST, e não na categoria, sendo assim não quiseram negociar.
2º – MOMENTO a) O CNG – Comando Nacional de Greve, recebeu do Governo um documento para uma negociação com datas pré agendadas (documento).
b) O CNG – Comando Nacional de Greve aprovou por 52 votos a favor e 47 contra, a suspensão da greve como estratégia para a negociação (documento)
c) Em assembléia estes 2 (dois) grupos afirmavam que o documento era falso mentindo e enganando a quase todos os presentes, que votaram pela manutenção da greve, Abrindo assim pela 2ª vez, mão da negociação. (gravação da assembléia do dia 07/07).
d) Em Santa Maria – RS, a direção do Sindicato questionou a FASUBRA sobre a autenticidade do documento já que tambem na sua assembléia ouve a denuncia da falsificação de documento, e solicitou a FASUBRA explicações (documento).
e) A FASUBRA cobrou do Governo resposta relacionada a denuncia, e a resposta do Governo confirmava a autenticidade do documento (documento) que foi enviando ao CNG para avaliação.
f) Em assembléia estes 2 (dois) grupos estufavam o peito e afirmavam que com maioria no CNG, eles dominavam a situação, tanto é verdade que PROIBIRAM o envio deste documento as bases, pois tinham clareza que a categoria ao tomar conhecimento suspenderia a greve para negociar. Retiveram o documento, e pela 3ª vez por falta de conhecimento deste documento confirmando a autenticidade a categoria deixou de negociar.
3º – MOMENTO
  1. o dia 31 de agosto, como sendo o ultimo dia para negociar reajuste para o ano de 2012.
  2. Eu defendi em assembléia que esta data era sim o prazo limite, e fui vaiado ao extremo.
  3. Eles defendiam que era mentira minha, e que os governistas traidores estavam se utilizando daquela data para acabar com a greve, e afirmavam que emenda parlamentares poderiam ser apresentadas até o dia 15 de outubro (o que era mais uma mentira destes grupos).
  4. Diante da confusão armada, o CNG, cobrou da assessoria Jurídica da FASUBRA, um parecer sobre o dia 31 de agosto, o que foi realizado e enviado ao CNG (documento). O parecer era explicito: dia 31/08/2011 era a última data para negociar (documento).
  5. O CNG que era composto por maioria destes 2 (dois) grupos, que, ao avaliarem o documento, mais uma vez retiveram este documento e proibiram o seu envio as bases, pois tinham a certeza que se a categoria tivesse conhecimento deste documento, suspenderiam a greve para negociar. Pela 4ª vez, por não ter conhecimento deste documento, a categoria foi IMPEDIDA de negociar.
4º – MOMENTO
  1. o CNG, autoriza as Centrais Sindicais CUT e CTB, a negociar com o Governo a retomada da negociação (documento). Detalhe: o delegado que mais chamava as Centrais de TRAIDORAS em nossas assembléias estava no CNG e aprovou esta ação das centrais, e foi justamente o que foi encaminhado e estava ocorrendo.
  2. A reunião foi marcada e estava acontecendo na casa da FASUBRA, quando várias pessoas integrantes destes 2 (dois) grupos invadiram a casa e acabaram com a reunião de negociação.
A pergunta que fica na cabeça dos servidores é: se as o governo assinou acordo com a ANDES-SN, com as doze categorias da CONDSEF e com os servidores da Ciência e Tecnologia, no dia 30/08/11, não teria esse mesmo governo assinado acordo conosco?
Portanto, estes são os fatos verdadeiros que ocorreram nesta greve, não fomos derrotado pelo Governo, mas sim, por integrantes dentro do nosso proprio movimento de greve. Queriam, e usaram, esta greve como palco de suas aspirações pessoais, FERRANDO com toda a nossa categoria.
Para eles refletirem:
“conhecer os fatores desta Greve é suficiente, sem vendas nem rodeios; porque quem deixa de lado, por vontade ou esquecimento, uma parte da verdade, cai mais adiante pela verdade que lhe faltou, que cresce na negligência e derruba o que se levanta sem ela”.
Assim honro aqui meu compromisso de buscar e trazer a verdade.


 Assinado por Paraná, da Chapa 3 das eleições do SINDTEST

Nenhum comentário: