quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático 2012

Tod@s ao Harmonia dia 25/12 para debater um outro mundo necessário
Dia 25/01/12 o Parque Harmonia em Porto Alegre/RS será palco de um debate urgente sobre as alternativas globais a crise do capitalismo que está virando o mundo de cabeça para baixo.

Nos dias 24 a 29 de janeiro de 2012 ocorre na Região Metropolitana de Porto Alegre o Fórum Social Temático 2012. A edição deste ano do Fórum terá como eixo de debate a crise capitalista. Nada mais apropriado. 

Não é exagero dizer que o ano de 2011 foi marcado por uma reviravolta mundial. Os países do Norte do mundo, as grandes economias capitalistas da América, Europa e Japão vivem uma das maiores crises econômicas da história, enquanto que os países do Sul, da América Latina e Ásia, destacam-se como potências emergentes. “O mundo virou de cabeça para baixo”, alardeia a Revista Isto É de 28 de dezembro de 2011. E com razão. A célebre frase do teórico alemão do século XIX Karl Marx ganha uma atualidade sem precedente: de repente, “tudo que é sólido, se desmancha no ar”.

A diferença entre Brasil e países do Norte não é obra do acaso

Os sólidos dogmas neoliberais, a firme convicção no capital rentista, está indo por água abaixo.

Enquanto a Europa precisa socorrer seus bancos com centenas de bilhões de dólares e fecha milhões de postos de trabalho e os Estados Unidos por muito pouco não se torna um país devedor, o Brasil ascende a condição de sexta maior economia do mundo gerando empregos e atraindo mão de obra internacional. A diferença não é obra do acaso. O Brasil de Lula e agora de Dilma adotou medidas que contrariaram a cartilha do FMI: teve a coragem de reduzir a inflação baixando juros e investindo no setor produtivo. Teve a coragem de recolocar o Estado como indutor do desenvolvimento, uma medida considerada até bem pouco tempo uma “blasfêmia”. Graças a decisões corajosas e que não seguiram a doutrina neoliberal, o país surfou na onda da crise mundial aproveitando a oportunidade para se destacar. 

CTB propõe o debate sobre a alternativa ao capitalismo em crise
Nunca um debate sobre os rumos do planeta foi tão necessário. Quando o Fórum Social Mundial foi criado em 2001, sob o lema de que “Um outro mundo é possível”, para muitos seria impensável que uma década depois o lema mais apropriado talvez seja “Um outro Mundo Acontece e é necessário”. O neoliberalismo é uma receita falida. Isto o comprovam os milhões de desempregados e desabrigados dos Estados Unidos e Europa, que vão às ruas protestar contra os efeitos de um modelo de sociedade que está em crise. Mas qual é a alternativa?  Os países emergentes do Sul estão apontando caminhos. E justamente na capital onde o FSM surgiu, que é a cidade de Porto Alegre, mais de um década depois do surgimento do Fórum, se reúnem novamente centenas de milhares de pessoas para debater alternativas.

Dentro desse rico momento em que o mundo está se repensando, convido tod@s para o Parque Harmonia na cidade de Porto Alegre/RS. Nele acontecerá o Parque Intercontinental da Juventude. Não poderia haver palco mais apropriado para debatermos a crise do sistema capitalista. Qual o caminho? Qual o projeto de Nação que pode superar a crise? O capitalismo não se destrói por si mesmo. Se não for confrontado por alternativas distintas, que abram um novo ciclo político e econômico, que leve a rupturas do sistema, ele encontra sempre saídas, provocando maiores desastres econômicos, sociais e políticos, para prosseguir com seu processo de expansão. No dia 25/01, este será o debate promovido pela Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). Precisamos participar da construção de alternativas a este mundo que está ruindo e dando lugar a outro que já acontece mas ainda dá seus primeiros passos. Nada garante que os rumos tomados serão os melhores par todos. Depende da participação de cada um a construção de um outro mundo possível e necessário.

Leia ainda:
Sítio do Fórum Social Temático 2012
- Abertas inscrições para o Acampamento da Juventude do Fórum Social Temático 2012

Igor Corrêa Pereira 
Coletivo de Juventude da CTB
GT de programação do Acampamento de Juventude do Fórum 
 

Nenhum comentário: