sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

UNE: Sob sol e chuva, Fórum começa em POA em grande marcha

Ao som do samba-enredo em homenagem aos trabalhadores brasileiros, estudantes saúdam o início do Fórum Social Temático 

Durante a ensolarada tarde da última terça-feira (25), as ruas do centro de Porto Alegre foram tomadas por representantes de movimentos sociais e de diversas organizações não governamentais, participantes da marcha de abertura do Fórum Social Temático (FST), que acontece na cidade entre os dias 24 a 29 de janeiro e tem como tema “Crise capitalista e justiça social e ambiental”.

A caminhada começou sob sol escaldante no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Municipal, e terminou sob intensa chuva no anfiteatro Pôr do Sol, onde aconteceram apresentações culturais. Segundo a organização do FST, a marcha reuniu 20 mil pessoas ao longo do trajeto. Durante o ato, do alto do carro de som, acompanhada pela escola de samba Cruzeiro do Sul, Maria das Neves, diretora da UNE, puxava palavras de ordem para a multidão: “Viemos aqui de peito aberto para dizer que a Amazônia é nossa, o Brasil é nosso e que queremos construir um mundo mais justo!”.
 
Meio-ambiente é tema central

Essa edição do Fórum Social Temático traz mais de 900 atividades autogestionadas e é uma etapa preparatória para a conferência Rio+20, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 4 a 6 de junho. O clima do encontro, que reúne participantes de todos os cantos do Brasil e do Mundo, é de pensar e propor alternativas de desenvolvimento para o país.

“O Fórum Social Temático volta para discutir a superação do capitalismo e construir novas alternativas de desenvolvimento sustentável. A partir daqui, a UNE vai construir sua pauta para a conferência Rio+20”, explicou a também diretora da UNE, Luiza Lafetá. O modelo de desenvolvimento do país é uma importante pauta do movimento estudantil brasileiro, que reivindica a destinação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação.

A defesa do meio-ambiente e um desenvolvimento sustentável são pontos importantes da pauta do FST. Para Maria, existe uma grande necessidade do movimento social estar unificado para que seja possível preservar o patrimônio nacional e garantir a soberania do país. “Precisamos debater o meio ambiente pelo olhar do desenvolvimento sustentável e assim defender a Amazônia, que é nossa”, afirmou.
 
Educação e direitos humanos na linha de frente

A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) aproveitará o encontro para levar ao debate importantes temas como o Plano Nacional de Educação (PNE), ensino técnico e ensino sustentável. “A UBES está presente no seminário do FST trazendo sua opinião sobre a situação da economia mundial e aproveitando para realizar o seu Seminário Nacional de Educação”, disse Rarikan Heven, da diretoria da UBES.

A programação de atividades da UNE e da UBES durante o FST contará também com um debate no dia 27/01 (sexta-feira) com o tema “Direitos Humanos, Justiça e Memória”. Participarão o ex-ministro da educação, Tarso Genro; o sociólogo Emir Sader, do CLACSO (Conselho latinoamericano de Ciências Sociais); e o sociólogo português de Boaventura de Souza, da universidade de Coimbra. A ministra da secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, também confirmou presença.

De Porto Alegre,
Camila Hungria

Nenhum comentário: