quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Trabalhadores e Estudantes realizam Marcha conjunta de abertura do FST 2012

Clamando por direitos para os trabalhadores e a juventude e pelo desenvolvimento sustentável, centenas de trabalhadores da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB) marcharam ontem pelas ruas de Porto Alegre/RS em conjunto com estudantes de várias entidades juvenis (UNE, UBES, UJS e JSB) na Marcha de Abertura do Fórum Social Temático 2012. Os estudantes  protestavam contra o aumento das tarifas de ônibus na capital gaúcha, onde se discute mais um reajuste que pode elevar a tarifa para até R$3,00. Já os trabalhadores transformaram a caminhada num desfile de carnaval, embalados pelo samba-enredo da CTB, entoado pela Bateria comandada por Mestre Fabio Lolo, que de maneira irreverente contou na avenida as históricas reivindicações dos trabalhadores. Destaque ainda para a Colcha do Meio Ambiente,  que transformou lixo em arte, preservação da natureza e educação ambiental.

O caminho da Marcha virou desfile de carnaval. Sob olhares de simpatia e aplauso da população de Porto Alegre, percorreram em clima de festa popular o caminho da Marcha de Abertura do Fórum Social Temático 2012 em Porto Alegre centenas de trabalhadores e estudantes. A Marcha, que tradicionalmente desperta irritação da população que vê o trânsito trancado, desta vez foi admirada como espetáculo curioso e contagiante, despertando até algumas sambadinhas tímida nas paradas de ônibus e calçadas da Av. Borges de Medeiros ou da Voluntários.

Metalúrgicos, sapateiros, agricultores familiares, comerciários, agentes autônomos e outras categorias, deram o tom de uma festa popular. A bateria da  Escola de Samba Cruzeiro do Sul, sob a batuta de Mestre Fabio Lolo, jovem dirigente do SEEACOM/RS ditava o ritmo de coração pulsante da caminhada, embalando estudantes que ora sambavam, ora chamavam o "baile funk" reivindicando os 10% do PIB para a educação.

Para o presidente da CTB do RS Guiomar Vidor, “a marcha serviu para a CTB dar uma demonstração de força de seus integrantes, que lideraram a manifestação, desde a concentração, na Fetag, até o desfile em que se destacou o samba da CTB, tão contagiante que as pessoas cantavam nas ruas, o que para nós teve um significado muito importante”. Guiomar destacou também a integração dos movimentos sociais junto à CTB, principalmente os jovens da UNE, UBES e UJS. “Todos estão aliados ao projeto que a CTB defende”.

“Foi bonito ver a participação aguerrida da militância da CTB. Agora, consideramos extremamente importante a manutenção da mobilização até o final, com a participação de todos os militantes da CTB nos debates que serão promovidos durante o Fórum”, finalizou Guiomar Vidor.

Colcha do Meio-ambiente
A Marcha contou ainda com a manifestação de diferentes centrais sindicais, sindicatos, partidos e movimentos sociais que exibiram bandeiras ecológicas, de luta pelos direitos da mulher e de combate a homofobia. A preocupação com o meio-ambiente resultou num ato no Palácio Piratini, que reuniu o governador Tarso Genro, alunos, professores e técnicos das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Seduc) para a instalação da Colcha do Meio Ambiente. Segundo a secretária do Meio Ambiente Jussara Cony, "o que era lixo se transformou em arte, preservação da natureza e educação ambiental". Para o governador Tarso Genro, a Colcha representa "uma dramatização do momento atual. É preciso pensar no desenvolvimento com sustentabilidade, com justiça e cidadania", afirma. 


Nenhum comentário: